
Histórica Ponte do Raposo será reformada no início de 2024
Ponte foi construída na Alemanha nos anos 1930

O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Caxias do Sul, Norberto Soletti, anuncia a reforma da Ponte do Raposo, que liga Caxias do Sul a Gramado, a partir de 2 de janeiro. Ela é fruto de um convênio firmado entre os municípios. A revitalização inclui a reforma total da ponte, com a troca de toda a estrutura de madeira, as chapas de ferro corroídas e a pintura do local.
A ponte é histórica, pois marca a luta do então intendente de Gramado Major José Nicoletti para a sua construção, o que beneficiaria os madeireiros da região de Vila Oliva. Com a ponte, eles poderiam levar a madeira até a estação ferroviária de Gramado e, dali, chegar até Porto Alegre.
A ponte foi toda construída na Alemanha, com aço da marca Krupp, e veio em pedaços para ser montada especialmente para a travessia do rio Caí entre Gramado e Caxias. Ela foi inaugurada em 25 de setembro de 1936, batizada de Ponte Major José Nicoletti. Mas, com o crescimento da oposição que provocou a saída de Borges de Medeiros da Presidência do Estado, o povo passou a denominá-la Ponte do Raposo, lembra o escritor José Clemente Pozenatto, autor do livro O Quatrilho, que rememora outros fatos envolvendo famílias de Caxias e Gramado. "A história é cheia de tramas. Não por acaso, ela se torna tema de narrativas de ficção. O interessante é que tudo isso aconteceu na zona em que hoje se projeta construir o Aeroporto de Vila Oliva...", escreveu Pozenatto.
Parceiros
















