Economia

Após o incêndio que destruiu sua unidade na rua São Pedro, em abril deste ano, a rede Toda Hora, dos empresários Wilian Assis e Raquel Pereira da Silva, reinaugurou sua loja pioneira, na rua Senador Salgado Filho, transformando-a no protótipo de seu novo modelo de negócios: um mini mercado 24 horas. A unidade da Salgado Filho reabre agora no modelo Express com um mix de mais de 3 mi itens, operando ininterruptamente para atender à demanda da comunidade a qualquer momento – a mesma motivação que deu origem à empresa em 2020. Este formato de mini mercado 24 horas não será exclusivo da loja pioneira; ele se tornará o padrão para todas as unidades da rede e servirá como pilar para o projeto de franquias, que pretende levar a marca Toda Hora para todo o Brasil.

Depois do Own Time Home Club Gramado, um condomínio de casas e apartamentos de alto padrão, a Ownerinc está lançando o seu segundo empreendimento na cidade. É o Nest Mountain Lodge, que será erguido na avenida Borges de Medeiros, 4.451, próximo ao ExpoGramado. O Nest será um prédio residencial com serviço hoteleiro e valor geral de vendas (VGV) de R$ 650 milhões. Serão 106 apartamentos, de 50 a 130 metros quadrados, em três torres. A área de lazer terá cerca de 4 mil metros quadrados, e inclui .piscina com borda infinita e espaço de relaxamento conectado à natureza, além de restaurante, boliche e área para crianças. As vendas serão através do sistema de propriedade compartilhada, com 26 frações por unidade, e os apartamentos serão entregues mobiliados, decorados e equipados. As obras devem começar em 2026, com estimativa de entrega da primeira fase em 36 meses a partir do início da construção.

Os empresários gramadenses têm reclamado muito da falta de mão de obra qualificada nos últimos anos, especialmente no pós-pandemia. A Feira do Emprego, promovida pela Secretaria de Inovação e o Sine, na última quinta-feira (16), na Vila Olímpica, reforçam a reclamação. O evento contou com a oferta de 300 vagas de trabalho e resultou em 170 encaminhamentos diretos para entrevistas, o que representou um percentual de aproveitamento de 56,6%. O número final deve ser ainda menor, após as entrevistas. Cerca de 200 pessoas passaram pelo local ao longo do dia, em busca de oportunidades nas áreas de hotelaria, gastronomia, atendimento ao público, comércio, construção civil, farmácias e supermercados.

A 18ª Feira de Negócios da Rede de Farmácias Associadas movimenta a economia e o turismo de Gramado nesta semana. Realizado no Serra Park, o evento reúne centenas de empreendedores do setor farmacêutico, fornecedores, representantes da indústria e profissionais de diferentes estados, consolidando-se como um dos maiores encontros de associativismo do varejo farmacêutico no país. Até domingo (19) mais de 1.100 quartos estão ocupados em 16 hotéis da cidade, com a presença de associados, colaboradores e familiares, além de equipes de logística e prestadores de serviço. A expectativa é movimentar R$ 120 milhões em negócios, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado. “A Feira é muito mais do que uma oportunidade comercial. É um momento de integração entre os associados, de troca de conhecimento e de valorização do relacionamento humano que sustenta o modelo associativista. E isso, naturalmente, tem um reflexo positivo também no turismo e na economia local”, destaca Ben Hur Jesus de Oliveira, presidente da Rede de Farmácias Associadas.






