Economia

A rede de farmácia Maxxi Econômica fechou a sua loja em Gramado. A unidade ficava na esquina da rua São Pedro, esquina com a rua Eusébio Balzaretti, e o ocupava uma área de aproximadamente 200 metros quadrados. Ela ficava em uma esquina que possui outras duas farm´pacias: a São João e a Poupar Mais. A rede chegou a ter 150 lojas em 2022, mas a enchente de maio de 2024 custou caro. Em entrevista para o jornal Zero Hora, no ano passado, o sócio-diretor Diones Marin disse que "a enchente nos pegou de jeito". "A empresa já estava diminuindo o tamanho - de 150 a 100 unidades em dois anos, com o encerramento de lojas deficitárias, disse ele. Com a inundação a Maxxi fechou outras 20. O prejuízo passou dos R$ 10 milhões. Em seu site, a Maxxi Econômica diz que possui 140 lojas.

O mercado imobiliário e da construção civil da Serra Gaúcha terá uma oportunidade única para absorver insights de dados do mercado e de um dos maiores nomes do setor no Brasil. A entidade Planta promove, no próximo dia 30 de julho, a segunda edição do Insight Imobiliário, um evento exclusivo que trará a Gramado o executivo Cyro Naufel, Diretor de Relações com Investidores e Diretor Executivo da Lopes São Paulo, a maior imobiliária do país, além disso, terá os dados do mercado imobiliário de Gramado e Canela, em relação ao mercado. O encontro acontece no Parque Tomasini e é voltado para empresários, profissionais e associados da Planta.

Levantamento da plataforma Omnibees, uma das principais ferramentas de inteligência comercial e distribuição hoteleira da América Latina, confirma o desempenho positivo da hotelaria em Gramado. Nos primeiros cinco meses do ano, em comparativo com o mesmo período de 2024, Gramado teve um crescimento de 29,2% no número de diárias ocupadas, quase o triplo da média nacional, que foi de 11,1%. Outro ponto de destaque é a antecedência média de compra, que atingiu 67 dias em 2025, o maior período registrado pela série histórica dos últimos sete anos. O dado também coloca o município acima da média nacional, que foi de 39 dias no mesmo período. Esse comportamento indica um maior planejamento por parte dos visitantes, o que contribui para a previsibilidade da demanda, a organização da oferta turística e o fortalecimento da gestão pública do destino. A estada média na hotelaria formal também apresentou avanço, passando de 2,8 para 3,2 dias em 2025.

No ano em que completa 50 anos, a Prawer amplia seu portfólio com uma linha de entremets e sobremesas finas que combinam sofisticação, sabor e excelência em cada detalhe. A coleção une mousses, recheios cremosos, frutas selecionadas, especiarias brasileiras e finalizações criativas. Entre os destaques estão os entremets, como o Ursinho (mousse de chocolate meio amargo com recheio de Nutella), o Ratinho (cumaru com doce de leite) e o Dino, com mousse e recheio de bala Fini — uma proposta lúdica que conquista todas as idades. Os sabores tropicais também ganham protagonismo com combinações como Coco com Manga, Maracujá com Morango e Coco com Cupuaçu, que exploram o frescor das frutas em contraste com bases suaves e bem estruturadas “Através de nosso olhar contemporâneo, criativo e inovador, buscamos inspiração nas maiores tendências mundiais para apresentar aos nossos clientes uma nova forma de apreciar sobremesas finas. E essas sobremesas levam a assinatura da marca: sabor consistente, qualidade em cada ingrediente e uma apresentação que impressiona”, destaca José Augusto Freiberger, diretor executivo da marca.