Economia

Construtora catarinense com 45 anos de mercado, a Saes Empreendimentos entra no mercado gaúcho com um prédio residencial de R$ 60 milhões no bairro Planalto, em Gramado. O BaumHaus usa a técnica japonesa Yakisugi, que queima a superfície da madeira para deixá-la mais resistente a fogo, insetos e fungos. Sua aparência fica escura e rústica. A edificação terá 43 apartamentos de até 141 metros quadrados em seis andares, com seis mil metros quadrados de área construída. Os preços não foram informados ainda. A área de uso comum terá espaços convencionais, como lavanderia, local de trabalho compartilhado (coworking) e reuso de água da chuva. O projeto é do arquiteto francês Greg Bousquet, do Architects Office (AO). Em Santa Catarina, a Saes tem projetos em Itajaí, Camboriú, Itapema e Gaspar, além de um complexo logístico em Navegantes, o Ciway 470. As informações são da colunista Marta Sfredo, do jornal Zero Hora.

Desde sempre, um dos primeiros desafios do turismo de Gramado foi aumentar o tempo de permanência do turista na cidade. Dados do 14º boletim do Observatório do Turismo, apontam que o número médio de pernoites em outubro chegou a seis. É a o maior número da série iniciada em 2023. O fluxo total de visitantes únicos manteve a tendência de alta observada ao longo de 2025, registrando crescimento de 19,21% em relação a outubro de 2024, o 6º mês consecutivo de expansão. O volume de turistas com pernoite também apresentou bom desempenho, com avanço de 27,64% no mesmo comparativo e igualmente alcançando seis meses seguidos de alta.

Em outubro, o crescimento de empregos formais em Canela teve um ritmo mais forte, doque meses anteriores. Foram criados 116 novas vagas com carteira assinada, de acordo com os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal. Foram 881 admissões e 765 demissões. No acumulado do ano, a economia canelense criou 591 vagas com carteira assinada, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses este n´pumero chegou a 639. Isso representou um aumento de 6,35%.

A recuperação do número de empregos formais vem sendo consistente, após os prejuízos causados pelas fortes chuvas de 2024. Até outubro, Gramado criou 729 vagas de emprego formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizado esta semana. O recorte dos últimos 12 meses mostra uma recuperação ainda mais consistente. Entre novembro de 2024 e outubro de 2025 foram geradas 1.205 vagas com carteira assinada, o que representou um crescimento de 6%. Com isso, o estoque de empregos foi a 21.006, número recorde na história de Gramado. Durante o mês de outubro de 2025, foram criadas 50 novas vagas, resultado de 1.429 admissões e 1.379 demissões.






