Geral

Por Miron Neto 24 de julho de 2025
Há 30 anos, o programa A União Faz a Vida apoia a transformação da educação em diferentes realidades, valorizando o olhar das crianças, o papel dos professores e a participação da comunidade. Presente em toda a área de atuação da Sicredi Pioneira, ele mobiliza escolas para construir, de forma coletiva, uma aprendizagem conectada à cidadania e à cooperação. Neste período, milhares de projetos já foram realizados, envolvendo centenas de educadores para materializar histórias marcantes de protagonismo infanto-juvenil. Na região de atuação da Sicredi Pioneira, mais de 100 escolas participam da iniciativa atualmente. No A União Faz a Vida, tudo começa com uma pergunta exploratória, originada da curiosidade dos alunos. A partir dela, são desenvolvidos projetos e expedições investigativas, que conectam o conteúdo escolar ao cotidiano.
Por Miron Neto 23 de julho de 2025
Quem passa pela rua Emílio Leobet tem notado os tapumes e as máquinas trabalhando na encosta, que compreende também as ruas Amazonas e Gil, numa área de superfície aproximada de 9,5 hectares. No local, está sendo feita a implantação de drenos sub horizontais profundos que fazem a captação e condução das águas no subsolo. A área foi uma das mais afetadas com as fortes chuvas de 2024. Essa é a primeira etapa dos trabalhos no local. Já foram feitos 22 furos, de um total de 70 e em cada furo é inserido um cano de 30 metros, para a drenagem da água. O projeto para realização dos serviços tem como base o estudo do engenheiro civil Luiz Bressani, da BSE Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura de Gramado. Ainda conforme o levantamento feito pelo engenheiro, a movimentação de terra no local é muito lenta e a obra não apresenta risco para pedestres, moradores e veículos que trafegam no local. A estimativa é que essa primeira etapa, que esta sendo realizada pela empresa Ponthual Construções e Saneamento , seja finalizada em 45 dias, com um investimento de R$ 678,5 mil.
Por Miron Neto 23 de julho de 2025
O segundo bota-fora de resíduos eletrônicos e volumosos, promovido pela Prefeitura de Canela, recolheu 12 toneladas de materiais inservíveis no último sábado (19) nos bairros Santa Marta, São José e Dante. Esta foi a terceira etapa do projeto piloto socioambiental do programa Ecocidadania nessas localidades. Ao todo, cinco caçambas de resíduos foram retiradas das ruas dessa região da cidade, sendo aproximadamente 20% itens eletrônicos como celulares, periféricos de computador, televisores, entre outros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, que coordena a iniciativa, a próxima etapa nessas comunidades será nesta sexta-feira (25) quando farão um trabalho focado nos animais. Com orientações e dando encaminhamentos, o objetivo dessa ação será otimizar castrações, microchipagem dos cachorros e gatos. Também haverá ações direcionadas aos resíduos domiciliares e em áreas verdes.
Por Miron Neto 22 de julho de 2025
A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), promoveram na semana passada, uma reunião para discutir parcerias visando ampliar, de forma conjunta e cooperada, as ações de Educação Ambiental na Serra. Na oportunidade, a secretaria propôs o desenvolvimento de ações que contemplem a região, com o propósito de estimular a troca de experiências e conhecimentos entre os municípios e difundir a Educação Ambiental. A ideia proposta para equipe de Educação Ambiental do Ibama é a promoção de oficinas destinadas aos órgãos ambientais municipais e secretarias da Educação da região, sendo que o evento deverá ser sediado em Gramado. Durante a reunião, os técnicos gramadenses apresentaram os temas e materiais elaborados aos analistas do Ibama, que demonstraram grande interesse em elaborar atividades cooperadas para ampliação da promoção das ações de Educação Ambiental. “O objetivo é estimular o aprimoramento de ações que visam a proteção do meio ambiente, reafirmando que a Educação Ambiental é uma ferramenta transformadora da sociedade”, avalia a secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.
Mais posts
Uma menina está brincando com blocos no chão.
Um homem carrega uma mulher nas costas.

Veja Também