Geral

O número de incêndios em Gramado aumentou mais de 100% em 2025, em relação ao ano anterior. Saltou de 74 em 2024 para 157 no ano passado. Somente nos primeiros 20 dias de 2026, já ocorreram cinco incêndios no município. Os números foram revelados nesta quinta-feira (22) pelo Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Gramado, Tenente Juliano Napp. O maior número de incêndios ocorre em residências, principalmente no período entre maio e julho, quando o frio é maior. Por falta de limpeza nos chaminés, o picumã acaba tomando conta e se torna um risco poderoso de incêndio. Nos restaurantes o fenômeno é semelhante, pois a gordura se acumula nas coifas, acabam se derretendo, irradiando o fogo. A principal causa de incêndios em Gramado é a instalação elétrica deficiente. Existem casas que foram dimensionados para um determinado patamar, e que com o aumento do número de aparelhos eletrônicos, o sistema ficou subdimensionado. O Tenente Napp lembra que muitas vezes o disjuntor dá um alerta, ao cair em alguns momentos. Mesmo assim, muitos moradores retiram o disjuntor, pensando que a atitude vai resolver o problema. Hoje o Corpo de Bombeiros de Gramado possui quatro militares, mesmo número de Canela. Quando ocorre um incêndio, as duas unidades se unem no combate. Dois caminhões com capacidade de cinco mil litros de água cada um são utilizados no combate às chamas, e o caminhão-pipa da Prefeitura também colabora.

A Secretaria da Administração de Gramado divulgou, terça-feira (20), o edital de abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária e formação de cadastro reserva para o cargo de Assistente Social. O processo oferece uma vaga imediata, além de cadastro reserva. O vencimento é de R$ 7.999,48 para uma carga horária de 30 horas semanais. Para participar, é necessário possuir Ensino Superior em Serviço Social e registro ativo no respectivo Conselho Profissional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral da Prefeitura, no período de 22 a 28 de janeiro de 2026. A seleção será realizada por meio de avaliação curricular, considerando títulos e experiência profissional. A lista preliminar de inscritos será publicada em 2 de fevereiro. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

São duas vias pequenas, mas que podem ser rotas de fuga dos engarrafamentos em períodos de alta temporada. As ruas Dr.Ricardo Stürmhoffel e Theobaldo Fleck voltam aos seus traçados originais, após 88 dias de Natal Luz. Na quinta-feira (15), a Sturmhoffel (fundos da Prefeitura) foi liberada para o fluxo de veículos nos dois sentidos. A liberação total da via ocorre após a realização do último Grande Desfile, que ocorreu no final de semana passado. A outra alteração na mobilidade urbana da região central acontecerá a partir desta terça-feira (20), quando a Theobaldo Fleck voltará ao traçado original, com veículos trafegando no sentido Rua Garibaldi/ruaDr. Sturmhoffel.

O Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) de Canela está com 17 cavalos disponíveis para adoção responsável. A ação integra as políticas de bem-estar animal do Município e busca garantir que os animais acolhidos tenham a oportunidade de viver em um ambiente adequado, com cuidado, segurança e qualidade de vida. A adoção segue critérios que asseguram a proteção dos cavalos, como a disponibilidade de local apropriado e seguro para a permanência do animal, preferencialmente em área rural, além do compromisso formal do adotante com os cuidados necessários e o respeito às normas que vedam abandono, maus-tratos ou qualquer forma de comercialização. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9 9903-3293.



