Geral

A construção do pórtico de acesso ao Parque Natural da Gruta, no bairro Carniel, é um avanço no sentido de disponibilizar parques naturais ao público. A obra representa um passo significativo para a requalificação da área, que passará a abrigar trilhas ecológicas e ações voltadas à educação ambiental. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, o objetivo é transformar a área de 7,5 hectares correspondente ao Parque Natural da Gruta em um local que promove atividades de ecoturismo, conservação e educação ambiental. “Para isso, estão previstas a implantação de trilhas e espaços para atividades e ações voltadas para preservação do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos, objetivando o desenvolvimento sustentável”, afirma a secretária. O parque fica na esquina da rua Cândido Godói com a avenida das Hortênsias, próximo ao pórtico de entrada de Canela.

Com a previsão de tempo bom e temperaturas amenas, a Secretaria da Educação de Gramado confirma a realização do 1º Desfile Cívico do município para este sábado (6), a partir das 10 horas, no Centro da cidade. A celebração inicia pela rua Garibaldi, passa pela avenida das Hortênsias e segue até a rua São Pedro, com concentração das escolas e entidades na Borges. Entre escolas, bandas e entidades, 35 blocos percorrerão as vias centrais, interagindo com a comunidade gramadense e os turistas. Não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo ao longo de todo o sábado. Já no domingo, feriado de 7 de Setembro, a cobrança será restabelecida. O acesso ao Hospital Arcanjo São Miguel, durante o desfile, ocorrerá pelas ruas Papa João XXIII (RS-235) e Garibaldi, com a presença de agentes de trânsito orientando os motoristas.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) de Gramado está completando dois anos dos primeiros acolhimentos de crianças e adolescentes sob medida de proteção. O projeto fortalece o vínculo e a proteção de jovens em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o serviço conta com 10 famílias acolhedoras habilitadas. Dessas, cinco estão acolhendo crianças e adolescentes, enquanto as outras cinco aguardam o encaminhamento de novos casos pela equipe técnica e pelo Sistema de Justiça. Desde o início, 13 crianças e adolescentes já passaram pelo acolhimento familiar, e seis permanecem no serviço. A equipe do SFA já está se preparando para o 4º grupo de capacitação, que acontecerá em setembro e já conta com cinco famílias inscritas.

Até o momento, ocorreram cinco óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Gramado, durante o ano de 2025. O número é um terço das 15 mortes registradas durante todo o ano de 2024. Das cinco mortes, quatro foram pelo vírus Influenza e uma por um vírua não identificado. Não houve nenhum óbito por Covid-19. Em 2024 este número chegou a quatro, de acordo com os dados atualizados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizados nesta quarta-feira (3).
