Geral

Por Miron Neto 7 de dezembro de 2025
Nem as obras de duplicação de abastecimento e a colocação de novos reservatórios em Gramado foram suficientes para evitar a falta de água. Neste sábado (6), diversos moradores postaram vídeos e reclamações denunciando a falta de água, justamente em um dia onde a temperatura passou dos 30 graus. A Corsan reativou, neste domingo (7), os geradores que atendem o sistema do Poço da Faca para manter o abastecimento em regiões de Gramado e Canela. Pela manhã, a RGE confirmou a normalização do sistema, através do protocolo emitido, permitindo a religação do sistema. Porém, uma nova falha no fornecimento exigiu a reativação dos geradores, garantindo a continuidade da operação do abastecimento de água. "Em razão da falha elétrica, áreas mais altas de Gramado podem apresentar redução de pressão ou interrupções temporárias. Com a operação dos geradores e a estabilização da rede elétrica, o fornecimento será restabelecido de forma gradual", informou a Corsan. O problema é mais sério de que a maioria imagina, e não passa pela Corsan. A RGE precisa realizar investimentos na rede elétrica próximo à região do Posto da Faca, depois que algumas torres caíram em virtude de rachaduras no solo provocadas pela enchente de maio de 2024.
Por Miron Neto 6 de dezembro de 2025
A Vigilância em Saúde Ambiental de Gramado está intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do calor e das condições que favorecem a proliferação do vetor, a equipe redobrou a atenção e ampliou as atividades em todo o município. Ao longo desta semana, os agentes de combate a endemias reforçaram o trabalho em campo com a aplicação de inseticida residual em diversos pontos estratégicos. A ação contemplou locais mais vulneráveis ao surgimento de criadouros, como cemitérios, floriculturas, borracharias e ferros-velhos, que também passam por inspeções regulares a cada 15 dias. O inseticida residual utilizado possui ação prolongada, permanecendo ativo por várias semanas nos ambientes tratados. Essa estratégia reduz de forma significativa a presença do mosquito e aumenta a proteção das áreas classificadas como de maior risco.
Por Miron Neto 4 de dezembro de 2025
A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta quinta-feira (4), um vereador de Canela acusado de coagir um cidadão para que retirasse uma denúncia envolvendo supostas irregularidades no Hospital de Caridade. A ação ocorreu no bairro Santa Marta e é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Canela. De acordo com a investigação, o caso teve início quando um morador protocolou na Câmara Municipal uma denúncia relatando possíveis desvios de verbas na instituição de saúde. Ao tomar conhecimento da acusação, o vereador teria ido até a residência do denunciante e feito ameaças que o levaram retirar a denúncia. A vítima, ouvida duas vezes na Delegacia de Polícia, relatou ter temido por sua segurança, o que acabou comprometendo o andamento do processo administrativo que apurava as irregularidades. O investigado responde pelo crime de coação no curso do processo, indicando os fatos que a ameaça não foi um ato isolado, mas direcionada a impedir a continuidade das investigações sobre possível uso irregular de recursos públicos e outras irregularidades eventualmente praticadas pelo vereador. O inquérito também aponta que o vereador possui histórico de envolvimento em outros procedimentos policiais, incluindo registros por peculato, corrupção passiva, crimes contra licitação e um inquérito anterior pelo mesmo crime de coação no curso do processo. Para o delegado Vladimir Medeiros, esse conjunto de antecedentes reforça os indícios de autoria e demonstra um padrão de comportamento voltado a dificultar ações de investigação e controle. Embora a Polícia Civil não tenha divulgado o nome do vereador, a coluna apurou que se trata de Leandro Gralha, do MDB.
Por Miron Neto 1 de dezembro de 2025
O Dreamland Museu de Cera de Gramado inaugurou uma nova atração na última sexta-feira (28). O empresário Luciano Hang, fundador da rede Havan, teve sua estátua de cera eternizada em uma cerimônia que marca a série dedicada a personalidades que ajudaram o Rio Grande do Sul na enchente de 2024. A cerimônia de revelação é um gesto de gratidão e reconhecimento pela intensa mobilização e apoio prestado pelo empresário e por sua empresa durante a maior tragédia climática da história do estado. A inclusão de Luciano Hang no acervo do museu faz parte da série de homenagens que o Grupo Dreams iniciou no mês passado com o humorista Badin, o Colono, ambos reconhecidos por seu papel crucial na mobilização nacional. Além de ter conseguido recursos financeiros, Hang mobilizou aviões e helicópteros para auxiliar os atingidos pela tragédia. “Eu tenho esta estátua como uma homenagem para as pessoas que ajudaram o RS, quero agradecer os brasileiros que nos ajudaram a ajudar os gaúchos. Conseguimos levar ao Estado do RS, R$ 25 milhões em doações para ajudar no momento mais crítico da catástrofe. Mostramos que tudo é possível e na catástrofe vimos que a população toda quis ajudar e ajudou. O povo se uniu em prol de uma causa" afirmou Hang.”
Mais posts
Uma menina está brincando com blocos no chão.
Um homem carrega uma mulher nas costas.

Veja Também