
Morre em Gramado a ex-Miss Universo Ieda Maria Vargas
Ela estava internada na UTI do São Miguel
Morreu nesta segunda-feira (22), em Gramado, a ex-Miss Universo Ieda Maria Vargas. Ela tinha 80 anos e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A morte ocorreu por volta das 16h30min, e a causa não foi divulgada.
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, tornou-se referência da beleza brasileira ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963, em Miami, nos Estados Unidos. Até chegar ao topo da beleza mundial, Ieda foi Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, em 1962, Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil.
Em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, já falecido, com quem teve dois filhos. A família sempre teve uma relação próxima com Gramado. Após o falecimento do marido, em 2009, Ieda passou a morar na cidade.
Os amigos e fãs se despediram de Ieda Maria Vargas durante velório na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23). A cerimônia de cremação ocorreu durante a tarde no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.
Parceiros









A Prefeitura de Gramado realizou a instalação de novas sinalizações nos pórticos de acesso ao município. As placas alertam para as excursões que chegam à cidade sobre a obrigatoriedade do cumprimento da Lei Gramado com Guia. A Lei nº 4.315/2024, sancionada em 28 de maio de 2024, estabelece a obrigatoriedade da presença de um guia de turismo em todas as excursões que tenham Gramado como destino. A iniciativa visa reforçar a fiscalização e garantir que os grupos estejam acompanhados por profissionais habilitados ao acessar o município. De acordo com as secretarias de Turismo e de Trânsito, a aplicação da lei contribui para a organização do fluxo de veículos, promovendo mais segurança e melhor mobilidade urbana, especialmente em períodos de maior movimento turístico.

A Rede Laghetto Hotéis celebra um novo e relevante reconhecimento internacional com a premiação do Château Laghetto Collection pelo Luxury Lifestyle Awards, que integra o seleto ranking dos Top 100 Hotels & Resorts de 2025. Com vista para o Vale do Quilombo, o hotel se destaca por unir sofisticação, arquitetura marcante, atendimento personalizado e experiências que refletem o conceito contemporâneo de luxo valorizado pela premiação global. Além do reconhecimento ao empreendimento, a Laghetto comemora a conquista de Gabriela Albuquerque, gerente geral do Château Laghetto Collection, eleita uma das Top 100 Hotel General Managers of the World 2025. A lista homenageia líderes da hotelaria de luxo que se destacam pela excelência operacional, visão estratégica, capacidade de inspirar equipes e compromisso com a experiência do hóspede, sustentabilidade e inovação. Com mais de 15 anos de trajetória na hotelaria, Gabriela tem papel fundamental na consolidação do Château Laghetto Collection como referência em hospitalidade de alto padrão, conduzindo o time com sensibilidade, consistência e foco na excelência.

A Polícia Civil de Gramado e Canela, deflagrou nesta terça-feira (23) a terceira fase da Operação Vouchers, ação policial conjunta que dá continuidade às investigações que apuram um esquema de fraude na venda de ingressos para atrações turísticas, especialmente parques temáticos e restaurantes. Foram utilizados 40 policiais civis na operação, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão para as cidades de Igrejinha, Canoas e Ceilândia (DF). Entre os itens recolhidos na operação estão cartões de crédito e débito em nome de terceiros, bem como aparelhos eletrônicos utilizados para a venda de ingressos, recebimento de valores via Pix e operacionalização do esquema criminoso. Segundo a Delegada Fernanda Aranha, titular da Delegacia de Polícia de Gramado, as investigações demonstraram que o esquema criminoso envolvia fraudes praticadas pelo grupo investigado junto às plataformas de venda de ingressos online com o uso de dados bancários de terceiros. A Polícia Civil não divulgou detalhes de como os crimes eram praticados.

O céu de Gramado foi colorido por um tecnológico show com 1,1 mil drones na noite de domingo (21). Os drones sincronizados formaram diversas figuras natalinas em homenagem aos 40 anos do Natal Luz e à cidade de Gramado. Entre as figuras que encantaram o público, um pinheiro natalino, um boneco de neve, a Igreja São Pedro, o trenó do Papai Noel, a nova marca de Gramado e outras. O show foi realizado sobre o Park Knorr, mas pôde ser visto em diversos pontos da cidade. A Droneportos do Brasil - que promoveu o evento, é uma das empresas participantes do Sandbox Regulatório de Gramado, uma política pública que permite o teste de soluções tecnológicas. O projeto-piloto da empresa, que testa um sistema de entregas por drones na cidade, foi apresentado de forma simbólica ao final do show. O prefeito Nestor Tissot (PP) e o pároco Neimar Pies receberam um presente natalino entregue diretamente por um drone no largo da Igreja Matriz São Pedro.

Nesta segunda-feira (22), completou um ano da tragédia aérea que vitimou 11 pessoas no bairro Avenida Central. O acidente aconteceu depois da decolagem da aeronave Piper Chayenne, pilotada pelo empresário Luiz Cláudio Galeazzi, do aeroporto de Canela, em uma manhã de chuva e neblina. 10 pessoas que estavam no avião morreram, e outra que estava em uma ousada atingida morreu meses depois. Um relatório preliminar do Cenipa - órgão que investiga acidentes aéreos no Brasil, apontou duas possíveis causas. A primeira delas identificou que a aeronave colidiu com um obstáculo, apesar de os sistemas estarem operacionais. E m geral, este tipo de acidente tem como principal fator contribuinte o incorreto conhecimento, por parte do piloto, da real situação de sua aeronave em relação ao solo ou a obstáculos no terreno. A outra causa apontada se refere à perda de controle em voo. Segundo definição da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), esse problema ocorre quando há um desvio extremo da trajetória do voo desejada. Normalmente, após uma decolagem, a aeronave faz uma curva para a esquerda, o que não ocorreu neste caso. O piloto virou para o lado direito. O Delegado Regional de Polícia, Gustavo Barcellos diz que já há uma linha de investigação para definir o que provocou o acidente. Mas ele espera pela abertura do motor da aeronave, o que acontecerá em fevereiro nos Estados Unidos. A partir do que for identificado, a investigação policial poderá ser mais assertiva. Nesta segunda-feira (22), eu entrevistei Mariana Nigro para a Gramado TV. Ela perdeu nove parentes no acidente: a mãe, duas irmãs, dois cunhados e quatro sobrinhos. Ela falou sobre a dor de perder praticamente toda a família. No momento do acidente, Mariana estava em São Paulo, a espera dos parentes para um almoço em família, que acabou não acontecendo.

O Especial Roberto Carlos – Noite Feliz, que foi gravado em Gramado, vai ao ar nesta terça-feira (23) na TV Globo, após a novela Três Graças. O show especial de final de ano ocorreu no Serra Park, na noite de 12 de dezembro, dentro da programação do 40° Natal Luz. O tradicional espetáculo contou com convidados especiais. Além do Serra Park, o cantor gravou com seu Cadillac pelas ruas decoradas de Gramado. No show, Roberto Carlos dividiu o palco com artistas que representam diferentes gerações e estilos: João Gomes, Jorge Ben Jor, Fafá de Belém, Supla e Sophie Charlotte. Cada participação cria momentos únicos, reforçando a diversidade e a riqueza da música brasileira. Além de músicos consagrados, a gravação foi uma grande oportunidade para 21 crianças do Coro Vozes de Gramado Infanto Juvenil. O grupo gramadense, que conta com crianças de 7 a 14 anos, interpretou a música “Menino Jesus” ao lado de Roberto Carlos.

Um grande público assistiu a Serenata de Natal, realizada no final da tarde de domingo (21), na sacada do Hotel Serrazul, no Centro de Gramado. A apresentação da Orquestra Jovem de Gramado teve um repertório de músicas brasileiras, como Aquarela, de Toquinho e Anunciação, de Alceu Valença. Também incluiu Beatles e terminou a apresentação com duas músicas natalinas. Cerca de 1,5 mil pessoas ocuparam a avenida Borges de Medeiros para aplaudir os 40 integrantes da orquestra, regidos pelo maestro Júlio César Wagner. A apresentação foi patrocinada pela Ownerinc, que ajuda a bancar a Orquestra Jovem durante todo o ano, e busca aproximar a música erudita do grande público.

Na coletiva de imprensa de final de ano, no dia 16, o prefeito Nestor Tissot (PP) anunciou que o vereador Rafael Ronsoni (PP) será o Chefe de Gabinete, a partir do dia 5 de janeiro. Ele substituirá o vice Luia Barbacovi (PP), que ocupava a pasta sem receber o salário correspondente. De acordo com o prefeito, a decisão é estratégica, pois diversas obras começarão a ser executadas na cidade, e é preciso que alguém para se dedicar integralmente a este trabalho. No dia 18, a juíza Graziella Casaril condenou Rafael Ronsoni por improbidade administrativa, que determina, entre outras penas, o afastamento da função pública. Cabe recurso da decisão. Esta é a 22ª condenação judicial de Ronsoni como agente público. Caso se confirma a ida de Ronsoni para a Chefia de Gabinete, a Câmara de Vereadores ficará com oito vereadores, em vez dos nove constitucionais. É que a nominata do PP se esgotou entre vereadores e nomeações para o Executivo.

Gramado, 20 de dezembro de 2025: uma data histórica para Gramado! Com 88 dias de programação, o Natal Luz de Gramado foi reconhecido neste sábado, dia 20, como detentor do recorde de mais longo festival de Natal do mundo (Longest Christmas Festival) pelo Guiness World Records. Entre atrações gratuitas e espetáculos pagos, o Natal Luz conta com mais de 350 atividades artísticas e culturais e envolve aproximadamente 2,5 mil profissionais em sua realização. O prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito, Luia Barbacovi, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, receberam o certificado das mãos da juíza do Guiness, Camila Borenstein. Participaram da solenidade, que ocorreu no palco do Nativitaten, no Serra Park, membros da primeira comissão do Natal Luz. O prefeito Nestor Tissot (PP) destaca que o reconhecimento do Guiness é um presente para a cidade, que comemorou 71 anos de emancipação política em 15 de dezembro. “Depois de anos de trabalho da nossa comunidade, receber a confirmação é uma notícia emocionante. O Natal Luz foi criado por casais gramadenses, que não tinham a dimensão que o evento poderia alcançar. Hoje, nosso Natal é fundamental para a economia turística da região e, porque não dizer, do Estado do Rio Grande do Sul”, celebra o prefeito.

A Feira de Artesanato na Aldeia do Sonho vem se consolidando como uma das grandes inovações do 38º Sonho de Natal de Canela. Quem visita o espaço, além de adquirir uma peça exclusiva com a identidade do município, também pode desfrutar de atrações culturais, tornando a experiência ainda mais completa. Como resultado, a feira já apresenta números expressivos, com aproximadamente R$ 450 mil em vendas desde o início da programação. Conforme a diretora do Departamento de Cultura de Canela, Sabrina Sá, o desempenho positivo reflete o talento dos artesãos locais, a curadoria da feira e o fluxo constante de visitantes que encontram no espaço produtos autorais, identidade cultural e experiências únicas. A diretora destaca ainda que, com base na média diária de vendas observada até o momento, a projeção para os próximos 30 dias é de cerca de R$ 270 mil, o que pode elevar o total acumulado durante o período do evento para mais de R$ 700 mil. .
