
Audiência debateu derrubada de araucária e situação ambiental
Abaixo-assinado pede proteção maior para árvores

Durou três horas e meia a audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Gramado na última terça-feira (16). O encontro foi provocado por Marcelo Caruccio, que liderou um abaixo-assinado com a assinatura de quase 500 pessoas pedindo maior proteção para as árvores. A iniciativa surgiu após a derrubada de uma araucária de grande porte, ocorrida no mês passado em uma obra na avenida Borges de Medeiros.
“A obra, que ganhou grande repercussão, foi embargada por causa de irregularidades relacionadas ao descumprimento das condicionantes ambientais entre as quais, aquelas que motivaram cortes de araucárias. Parece-nos que as escavações para a construção do hotel danificaram tanto as raízes das araucárias que elas ficaram debilitadas a ponto que podiam desabar a qualquer momento”, introduziu Caruccio. Ele enfatizou a importância para que o caso da obra na Borges de Medeiros seja investigada profundamente, com as devidas responsabilizações.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, elucidou a legislação vigente acerca do tema e tirou dúvidas dos presentes. “Gramado se destaca por ter uma legislação e procedimentos. Achamos legítimas todas as manifestações, mas elas se tornam ainda mais legítimas quando ela conhece o procedimento técnico”, disse a secretária ao introduzir a apresentação do biólogo da Secretaria, Bruno Aranda, que explicou as regras no município.
Parceiros

















