
Vinícola prepara produção inédita da uva Riesling Renano
Arte Líquida estará presente na Vindima em Gramado

Uma vinícola familiar, com produção artesanal, e variedades inéditas para a região. Com oito anos de atuação, o projeto Arte Líquida é comandado pelo empresário Cristiano Ribeiro, e estará presente na Vindima de Gramado, evento que acontece entre 8 de fevereiro e 3 de março..
Cristiano conta que a propriedade da família na Linha Bonita, é também local para receber os visitantes, clientes, eventos, degustações e convidados. A vinícola aposta em um conceito de vinificação natural sem uso de insumos químicos. “Entregamos somente a uva do vinhedo à taça sem nenhum tipo de intervenção química ou enológica”, orgulha-se o empresário.
A Arte Líquida conta com o cultivo em dois vinhedos com cerca de um hectare e meio. Como novidade, traz para Gramado variedades diferentes para a região como a uva da casta riesling renano, pouco encontrada no Brasil. Hoje a mais popular é a casta riesling itálico. A primeira safra do riesling renano da Vinícola Arte Líquida deve ser colhida em 2025 e Cristiano projeta colher de cinco a sete mil quilos da variedade.
“Vinificamos vinhos de maneira artesanal e temos a elaboração em um projeto colaborativo com outra vinícola de Gramado. Trabalhamos atualmente com elaboração de tintos e rosados das uvas pinot noir, cabernet franc, barbeira, moscato antigo, entre outros”, destaca o empresário gramadense.
Parceiros

















