
Trabalhadores em situação de escravidão são resgatados

Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência de Caxias do Sul resgataram dois trabalhadores analfabetos em condições análogas às de escravo durante operação realizada entre os dias 13 e 21 de setembro em Gramado.
Durante a operação, foram inspecionados três estabelecimentos no município, que desenvolviam atividades rurais, urbanas e domésticas. Em um dos estabelecimentos fiscalizados, foram resgatados dois trabalhadores com idades de 55 e 54 anos. Esses trabalhadores realizavam atividades rurais em propriedades de um empregador.
Os trabalhadores não recebiam a integralidade dos salários e viviam em moradias em condições precárias. Os valores pagos mensalmente eram inferiores ao salário-mínimo, e vinham com uma série de descontos sob justificativas sem fundamento legal.
Os resgatados foram acolhidos pela assistência social do município. O empregador, até o presente momento, ainda não efetuou o pagamento das verbas rescisórias e rejeitou a celebração de Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho.
Os dois trabalhadores resgatados receberão o seguro-desemprego do trabalhador resgatado, três parcelas de um salário mínimo (R$ 1.320), emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
(Foto: Divulgação)
Parceiros

















