
Taxa de Lixo é questionada por moradora na Tribuna do Povo
Taxa de lixo verde para quem faz compostagem é questionada

Moradora de Gramado, Eliana Fogaça utilizou a Tribuna do Povo, da Câmara de Vereadores, para questionar a cobrança da taxa de lixo e esgoto.
Eliana destacou que o valor anual de R$ 419,35 por domicílio, ou R$ 578,44, quando há inclusão da taxa de lixo no IPTU, é muito alto para as famílias de baixa renda. Ela trouxe à tona a situação de uma propriedade específica, onde reside uma família com renda limitada, enfrentando problemas de saúde. Ressaltou, ainda, as dificuldades em obter isenção ou redução da taxa devido ao fato da propriedade estar registrada no nome dos filhos da falecida mãe, resultando em dificuldades burocráticas.
Ela propôs uma revisão do sistema de cobrança, sugerindo uma abordagem mais justa, onde a renda e as dificuldades individuais dos moradores fossem consideradas. Outro ponto levantado foi o lixo verde. Eliana questionou a necessidade de pagar por um serviço que não utiliza, devido à sua prática de compostagem no seu próprio terreno. “Eu acho injusto a minha taxa de recolhimento de lixo porque como é um anexo que o meu pai fez, eu não coloco lixo verde na rua porque eu ocupo todo ele no meu terreno", enfatizou Eliana.
Parceiros

















