Secretaria de Turismo esteve na Bolsa de Turismo de Lisboa

Evento encerra neste domingo (3)

Um homem e uma mulher estão um ao lado do outro segurando uma sacola que diz Gramado.

Gramado está participando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento que iniciou no dia 28 e segue até domingo (3), em Portugal. A turismóloga Bárbara Konrath representa a Secretaria de Turismo de Gramado no espaço destinado ao Rio Grande do Sul, onde também está presente o Festuris com a diretora Marta Rossi e a colaboradora Kenia Jaeger, além do Kurotel representado por Jeremias Polidoro Pontalti.


Nos primeiros dias de evento a representante do Executivo gramadense trocou informações com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (foto) e recebeu no estande a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.


Também houve uma reunião com o presidente da AFIA – Associação de Futebol Internacional Amador, Rogério Donato, que possui intenções de realizar um evento esportivo internacional em Gramado.

Parceiros

Um navio de cruzeiro está flutuando em cima de um corpo de água.
A green sign that says atendimento proximo para quem deseja solucoes
Um homem e uma mulher estão se abraçando e sorrindo.
A purple sign that says conheca a maior rede de lavanderias do brasil e do mundo em canola
Um logotipo de uma empresa chamada mdr em um fundo cinza.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando.
Um homem está sentado a uma mesa comendo e bebendo vinho
Um homem fantasiado de mago está ao lado de um dinossauro.
Por Miron Neto 14 de maio de 2025
O Gramadense inicia domingo, às 15 horas, uma trajetória inédita em seus 96 anos de história: vai estrear na Série A2 do Futebol Gaúcho, a popular Segundona. Depois de ser campeão da Série B, a Terceirona, a equipe treinada por Carlos Moraes enfrentará equipes tradicionais do Rio Grande do Sul, como Bagé. Novo Hamburgo, Aimoré, Inter SM, Gaúcho, Passo Fundo e Veranópolis. Serão 15 equipes na disputa por duas vagas à Série A em 2026. O primeiro adversário será o Passo Fundo, na Vila Olímpica da Várzea Grande. O ingresso poderá ser adquirido na hora no valor de R$ 20. Crianças vinculadas aos projetos esportivos terão entrada gratuita. O Gramadense vem se preparando há mais de dois meses para esta verdadeira maratona. Serão 3.082 quilômetros de viagens na fase classificatória, incluindo uma ida a Bagé na Fronteira Oeste. A Gramado TV transmite a partida ao vivo pelo seu canal no YouTube, canal 6 da Claro para Gramado e Canela, e pelas plataformas RBT, G2, Unifique e Adylnet.
Por Miron Neto 14 de maio de 2025
O sábado (10) foi de mobilização pela saúde em Gramado. Ao todo, 157 pessoas foram vacinadas contra a gripe durante o Dia D da campanha de imunização, realizado em seis Unidades de Saúde do município. Entre os vacinados, estão 57 idosos, 28 crianças, quatro gestantes e 68 pessoas pertencentes a outros grupos prioritários. A iniciativa contou com o apoio da U Drive, Heróis da Pizza e Orbis das Hortênsias, que levaram personagens, carros temáticos, balões e pipoca até os postos de saúde. As atividades lúdicas ajudaram a atrair famílias e tornar o ambiente mais acolhedor para as crianças. Apesar do empenho da Secretaria da Saúde no Dia D, a procura pela vacina ainda está abaixo do ideal. O momento é de atenção: entre janeiro e maio deste ano, Gramado já registrou 38 casos confirmados de Influenza A. A campanha de vacinação tem como meta alcançar 95% de cobertura entre os três grupos de maior risco: idosos, gestantes e crianças menores de 6 anos.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
Até o próximo domingo (18), o Hotel Sesc Gramado promove uma programação especial em homenagem à tradicional Festa da Colônia, um dos eventos mais emblemáticos da cidade. Durante o período, a recepção do hotel está decorada com um cenário temático, oferecendo aos hóspedes um espaço encantador para fotos e interação com elementos que celebram a cultura e os costumes dos colonizadores da região. Logo no primeiro dia da programação, dia 2 de maio, os visitantes foram recebidos com uma feirinha de frutas e produtos orgânicos da Família Marcon, integrante do grupo ecológico EcoGramado e certificada com o selo de conformidade orgânica. Os hóspedes puderam degustar geleias, sucos e frutas frescas, além de adquirir produtos diretamente dos produtores, fortalecendo o apoio ao pequeno agricultor local. A próxima feira acontece no domingo (18), das 8h às 10h, oferecendo mais uma oportunidade para celebrar os sabores e tradições de Gramado.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
Com a exposição das principais coleções primavera/verão de 220 marcas, inicia nesta terça-feira (13), no Serra Park, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. A expectativa tanto da indústria como do varejo é que este será o momento nervoso da comercialização anual, já que estes lançamentos para a temporada quente do ano representam cerca de 70% dos negócios setoriais. O evento vai até quinta-feira (15). Marcas renomadas da indústria participam da feira com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Bebecê, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Novopé e Mormaii. Nesta 31° edição do SICC, o eMerkator Talks promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. Outra atração da feira será o Museu Nacional do Calçado (MNC) que vai expor uma seleção única de calçados e acessórios, mostrando peças temática da coleção Stravaganza.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
O cultivo de abelhas sem ferrão é a novidade apresentada por Stéfani Barbosa, do Apiário Rainhas de Gramado, da Linha Marcondes, na Festa da Colônia. Também conhecidas como indígenas ou nativas, as abelhas sem ferrão possuem peculiaridades de manejo e podem ser criadas em casas ou apartamentos. Conforme a meliponicultora, o objetivo é quebrar estigmas sobre o cultivo e conscientizar a população sobre a importância das abelhas. Stéfani destaca que quis trazer uma proposta diferente para mostrar que a abelha não é só mel. “Elas oferecem um leque de possibilidades, como os melicosméticos. É possível fazer óleos, sabonetes à base de glicerina e mel, velas de cera de abelha e outros produtos com inúmeros benefícios para a saúde. Sem as abelhas, o mundo pode acabar em cinco anos”, alerta. Além de passar curiosidades, Stéfani comercializa produtos à base de mel e enxames prontos para produção. Os enxames são vendidos por valores que partem de R$ 350.
Por Miron Neto 12 de maio de 2025
Desde a reativação da coleta de resíduos verdes, reiniciada em 10 de abril pela Prefeitura de Canela, por meio de empresa contratada, um volume imenso já foi retirado das ruas. De acordo com a pasta, já foram recolhidos aproximadamente 1.496 m³ de resíduos verdes nos bairros da cidade, conforme cronograma de recolhimento. Ou seja, um equivalente a quase 100 caminhões cheios de resíduos coletados. Diariamente são recolhidos pela empresa cerca de 68 m³ deste tipo de resíduo na cidade. A diretora do Departamento de Coleta Seletiva da pasta, Laci Gross, destaca que é muito grande a quantidade de lixo verde em todas as localidades. “É provável que estes resíduos estavam acumulados há mais de um ano”, analisa. Laci alerta que os resíduos verdes como grama, grinfa, folhas e restos de jardinagem devem estar ensacados para serem recolhidos. Já os galhos de podas e vegetação tombada devido a fatores climáticos não precisam estar ensacados para a realização do serviço.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
O Desfile de Carreta da Festa da Colônia voltou a ser realizado nesta 34ª edição do evento. Com as chuvas de maio de 2024, que cancelaram a festa, a tradicional carreata pela avenida Borges de Medeiros não foi realizada. Em seu retorno, o desfile reuniu 35 carretas puxadas por bois – um número recorde – na tarde do último sábado, dia 10. O cortejo mostra o cotidiano da vida no interior, homenageando as etnias alemã, italiana e portuguesa. Nas carretas, estavam retratados os produtos coloniais, as ferramentas de trabalho e os hábitos e costumes dos agricultores gramadenses. O cortejo saiu do ExpoGramado e percorreu a avenida Borges até a Igreja Matriz São Pedro, de onde retornaram ao local da festa. O trajeto foi animado pelas bandas típicas Tannnewald, Sol de Verão, Saxônia e Bom de Baile, além do coral Cantadores Açorianos de Santo Antônio da Patrulha. Quem não conseguiu assistir, terá a oportunidade no próximo sábado, dia 17, às 15h, quando ocorre o segundo Desfile de Carretas.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
Nos dias 17 e 18 de maio, Gramado promove mais uma edição do Festival Caminhos de Outono, iniciativa que transforma a charmosa rua João Alfredo Schneider em um corredor artístico a céu aberto. Das 10h às 18h, o público poderá vivenciar uma programação gratuita e sensorial, com mais de 30 atrações culturais em meio ao cenário deslumbrante dos plátanos dourados típicos da estação. O evento chega à sua terceira edição reunindo música, dança, teatro, pintura ao ar livre e performances que exaltam o talento local e a diversidade artística da região. O festival também conta com estações de gastronomia, vinhos e drinks, reforçando a proposta de oferecer momentos de convívio, contemplação e prazer estético.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
A foto acima mostra o estacionamento do ExpoGramado no final da tarde deste sábado (10). Quase todas as vagas ocupadas, menos a área aterrada de um antigo lago, onde as vertentes mostram resistência e resiliência. A ordem para aterrar o lago surgiu em meados de 2022. A autorização foi dada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em meio a uma troca de secretários. Em março de 2023, a direção da GramadoTur começou a aterrar o lago, sob o argumento de que precisava aumentar a área de estacionamento. Frequentadores do local protestaram, afirmando que o lago era formado por vertentes. A GramadoTur e o prefeito Nestor Tissot (PP), durante o lançamento da Festa da Colônia daquele ano contestaram, mas, passados mais de dois anos do ocorrido, a natureza está dando sinais claros de protesto.
Por Miron Neto 10 de maio de 2025
Mais uma vez, os gramadenses demonstraram seu espírito de solidariedade e compareceram em bom número para a ação de coleta de sangue, realizada quinta-feira (8), na Escola Municipal Senador Salgado Filho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). Em apenas quatro dias preencheram as 120 vagas disponíveis. O resultado foi a arrecadação de 77 bolsas de sangue, que é considerado um grande resultado pela assistente social do Hemocs, Clarisse Ferreira da Rosa. “Gramado sempre é uma cidade parceira! Estamos com o estoque baixo de tipos sanguíneos de emergência e mobilizações como esta são fundamentais para salvar vidas”, avalia Clarisse.
Mais Posts