
Problemas de prédio que desabou já eram conhecidos há cinco anos

O Ministério Público vai propor um acordo com a Prefeitura de Gramado para que sejam realizados novos mapeamentos geológicos na região para identificar áreas de risco. A afirmação foi feita pelo promotor Max Roberto Guazzelli, em entrevista a Gramado TV, quinta-feira (23). Os problemas estruturais no condomínio que desabou já vinham sendo registrados havia cinco anos.
O condomínio já havia sido inspecionado por fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) em 2020 e 2021, após uma denúncia chegar à instituição. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.
Na ocasião, conforme a presidente do Conselho, a engenheira ambiental Nanci Walter, ‘’os técnicos atestaram rachaduras nas edificações e recomendaram aos órgãos competentes um estudo geotécnico mais aprofundado do solo da região, reforçando de forma geral, uma análise minuciosa das fundações empregadas na obra, não somente nos pilares do prédio, mas em toda a infraestrutura de sustentação”. “Essa recomendação foi feita, mas nunca obtivemos retorno das autoridades’', lamentou a engenheira.
Parceiros

















