
Pintor com carreira internacional retrata Cascata do Caracol
Lugar 'impõe silêncio, respeito e inspiração'
Rafael Ferraraccio, artista brasileiro com trajetória internacional, esteve recentemente no Pé da Cascata do Caracol para a criação de três telas pintadas ao vivo, em uma ação que uniu arte, espiritualidade e natureza em um dos cenários mais emblemáticos da Serra Gaúcha.
A iniciativa integra uma proposta da Brocker de aproximar o espaço de expressões artísticas contemporâneas, valorizando o diálogo entre cultura, paisagem e experiência sensorial.
“Receber o Rafael no Pé da Cascata reforça o nosso compromisso com a arte e com experiências que despertam emoção e contemplação. Este é um espaço vivo, aberto a artistas que queiram criar em conexão com a natureza, afirma Any Brocker, CEO da Brocker.
Para o artista, a experiência de pintar no Pé da Cascata do Caracol foi marcada pela conexão direta com a paisagem e pela força simbólica do ambiente. “Criar aqui, com o som constante da água e a presença intensa da natureza, transforma completamente o processo artístico. A cascata impõe silêncio, respeito e inspiração ao mesmo tempo. Pintar neste lugar é permitir que a obra absorva essa energia, esse encontro entre o sagrado da natureza e o sagrado que procuro expressar na minha arte”, revela Ferraraccio.
Parceiros









O Senac Gramado deu início às obras de sua nova sede, marcando um importante avanço na infraestrutura educacional da instituição na Serra Gaúcha. Com previsão de conclusão em maio de 2026, o projeto foi concebido para atender à crescente demanda da educação profissional, aliando inovação, sustentabilidade e flexibilidade pedagógica, enquanto a instituição estrutura, de forma planejada, sua futura instalação em sede permanente no município. A nova unidade contará com 1.203 m² de área construída, distribuídos em três pavimentos, com capacidade para atender diariamente até 164 alunos. O espaço abrigará salas de aula, setores administrativos e pedagógicos, áreas de convivência, espaço de gastronomia, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores e ambientes voltados à prática profissional. Também haverá um espaço especialmente projetado para cursos das áreas de hospitalidade e serviços, como sommelier de vinhos, garçom, maître e barista. A diretora da escola no município, Daniela Barbosa, comemora o início das obras e destaca a importância da nova estrutura para a qualificação da oferta educacional na região. “Gramado está em constante crescimento e desenvolvimento, e o Senac, por meio deste novo espaço, contribuirá ainda mais para fortalecimento da educação profissional alinhada às demandas da cidade”, afirma.

Cenas inusitadas foram acompanhadas por quem passava pela Rua Dona Carlinda, na manhã de quinta-feira (8) em frente à Prefeitura Municipal, no Centro de Canela. Duas capivaras, sendo uma fêmea e um macho, foram encontradas “passeando” pelo local. Ao identificar os animais, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com o apoio da pasta de Trânsito, da Patram da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros levaram as capivaras de volta ao habitat natural, na Área de Preservação Permanente (APP) situada no bairro Suzana. Para realizar o manejo dos animais foi feita a contenção no local da captura com a ajuda de uma rede para evitar que fugissem para a pista de circulação de veículos. Também foi usada uma venda nos olhos das capivaras para que ficassem menos estressadas com a movimentação de pessoas no entorno. A ação foi mantida até que o transporte da Patram e do Corpo de Bombeiros chegasse para serem levadas de volta à área de preservação. O biólogo Alékos acrescenta que a pasta de Meio Ambiente está apurando o que levou os animais a se deslocarem para a área central do município. “Acreditamos que elas saíram de lá em função da chuva”, adianta o técnico.

Quem passa pela avenida Borges de Medeiros encontra um novo ponto de visitação. O Space Adventure inaugurou sua primeira loja-conceito no centro da cidade para levar parte do universo explorado pela Nasa. O espaço amplia a presença da marca na região e aposta no apelo científico e cultural para atrair moradores e turistas. Mais do que um ponto de vendas, a loja funciona como extensão da experiência oferecida pelo Space Adventure, em Canela, que reúne o segundo maior acervo da Agência Espacial Americana fora dos Estados Unidos. Ao entrar na loja, o visitante encontra um ambiente inspirado nas missões espaciais e na estética da exploração aeroespacial. O mix inclui jaquetas oficiais, acessórios de colecionador e os tradicionais macacões infantis, voltados às crianças que se inspiram na carreira de astronauta. Entre os itens de maior curiosidade estão capacetes de piloto e o sorvete de astronauta, produto criado para consumo em missões espaciais. A loja traz ainda uma conveniência estratégica para o turista: funciona como ponto de venda de ingressos para o complexo Space Adventure. Assim, é possível garantir a entrada para os simuladores de força G e o Planetário 4K enquanto se escolhe um presente ou um item de moda com selo oficial.

O projeto da Nova Centralidade Urbana de Gramado começa a andar, comandados pelas secretarias do Planejamento e do Meio Ambiente. Previsto pelo Plano Diretor, aprovado em 2022, ele deverá ser protocolado na Câmara de Vereadores nos próximos meses. Por isso, o Executivo promoveu uma reunião com o Legislativo para apresentar os detalhes do projeto, que propõe a reorganização de importantes serviços públicos e institucionais atualmente concentrados no centro da cidade, como a Prefeitura, a Câmara, o Fórum, além de serviços essenciais como bancos e cartórios. O objetivo é melhorar o fluxo urbano, reduzir a sobrecarga da área central e proporcionar uma nova dinâmica para moradores e turistas, criando uma cidade ainda mais funcional, organizada e acolhedora. O planejamento da nova centralidade está alinhado ao artigo 50 do Plano Diretor, que trata do Projeto Urbanístico Relevante (PUR) da Nova Centralidade. A regulamentação estabelece regras específicas de uso e ocupação do solo, promovendo o desenvolvimento planejado do setor norte do município, especialmente no bairro Mato Queimado. A proposta integra de forma equilibrada o desenvolvimento econômico, social, ambiental e urbano, considerando aspectos ambientais, urbanos, sociais, turísticos e econômicos. O projeto, que já se encontra em fase final de planejamento, foi apresentado aos vereadores na terça-feira (6).

27 de dezembro, marcou a última veiculação do Caldeirão do Mion com cenas gravadas em Gramado, encerrando a série de três programas exibidos pela TV Globo em parceria com a Gramado Parks. Ao longo das três semanas, as edições especiais alcançaram aproximadamente 39 milhões de espectadores, consolidando-se como uma das maiores ações de visibilidade nacional já realizadas para o destino. A estreia do especial, exibida no primeiro sábado, foi a terceira maior audiência em 2025, com 21 milhões de telespectadores, segundo dados da Globo — um dos melhores desempenho do programa no ano. As gravações ocorreram no Lago Negro, e em locais como o Snowland, Acquamotion e Buona Vitta Resort. A Gramado Parks foi responsável por viabilizar a operação logística do programa, oferecendo hospedagem e alimentação para mais de 150 profissionais da equipe da Globo, além de apoio à produção local e impulsionou a visibilidade de seus empreendimentos. Segundo o CEO da empresa, Ronaldo Costa Beber, a iniciativa vai além da exposição midiática e se insere em uma estratégia estruturada de fortalecimento do destino.

Em 2024 a residência construída ao longo de oito anos por Nelson Luiz da Silva, na Linha Ávila, foi atingida por um desmoronamento após as fortes chuvas que atingiram Gramado e o Rio Grande do Sul. A forte movimentação de terra fez Nelson perder um carro e a parte da frente da casa, feita em alvenaria. Hoje, aquele lado da rua Nelson Dinnebier é contido por um forte muro de pedras. Nesta quarta-feira (7), a casa de Nelson e de uma residência vizinha foi destruída por um incêndio. As chamas iniciaram por volta de 11h30min, e os Bombeiros só conseguiram debelar o fogo duas horas depois. A preocupação maior foi isolar as residências vizinhas. Uma pessoa precisou ser retirada de uma das residências, mas ninguém ficou ferido. Nas duas casas, moravam cinco famílias. Agora Nelson busca reunir forças para reconstruir, mais uma vez, a sua residência.

Tradicional galeteria da Serra Gaúcha, o Di Paolo abrirá uma segunda unidade em Gramado, entre junho e julho deste ano. O novo restaurante levará a bandeira Dipa, uma proposta mais despojada do grupo. Criado em 2020, o Dipa Galeto e Grelhados começou a operar sob o nome Expresso Di Paolo. O formato já conta com 10 unidades em operação no RS. A proposta é ter um modelo expresso, sem o tradicional rodízio, mas mantendo a conhecida qualidade do Di Paolo. A unidade em Gramado ficará no Centro da cidade, mais precisamente na avenida das Hortênsias, ao lado da Praça Major Nicoletti. Ali funcionou o tradicional restaurante Tarantino e, mais recentemente, a Casa Galo. Atualmente, o prédio conta com 220 metros quadrados, mas será totalmente reformado para receber o Dipa. Os sócios do empreendimento são Paolo Geremia - o fundador do grupo, Sandro Casagrande e André Geremia.

Na noite de terça-feira (6), a Rua Coberta em Gramado recebeu o lançamento oficial da 12ª edição do Gramado in Concert. O evento, que acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, consolida a Serra Gaúcha como o epicentro da música erudita mundial ao reunir mais de 400 alunos vindos de 22 estados brasileiros e 14 países, como Chile, Peru, Bolívia, Estados Unidos e Rússia. O festival deste ano traz momentos históricos, com destaque para a participação do maestro João Carlos Martins e do cantor Diogo Nogueira. O diretor artístico, Allan John Lino, ressaltou a importância pedagógica do evento e a volta das apresentações na Igreja São Pedro. “O maestro João Carlos Martins é um dos maiores intérpretes de Bach e é uma das grandes atrações. Além disso, teremos atividades para mais de 400 alunos do Brasil e do mundo”, destacou.

O prefeito Nestor Tissot (PP) garantiu ao colunista, no início da noite desta terça-feira (6), que a Prefeitura de Gramado repassará recursos para o pagamento dos médicos do Hospital São Miguel até quinta-feira (8). Mais cedo, a coluna havia publicado trechos da correspondência do Corpo Clínico do hospital enviado ao Executivo, Ministério Público e Judiciário, informando do atraso no pagamento dos serviços de novembro, que deveriam ser pagos no dia 20 de dezembro. Na conversa com o colunista, Nestor disse que o atraso de 16 dias era pequeno, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município após a enchente que afetou o Rio Grande do Sul e o município em 2024. O prefeito disse que é um reflexo das dificuldades enfrentadas pela economia, e disse que a queda de arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi a maior dos últimos anos. Afirmou, ainda, que o mesmo acontece, em menor escala, com o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), uma decorrência da queda de negócios com o aperto financeiro dos cidadãos e das empresas com a Selic a 15% ao ano. Citou, também, que a queda do ISS (Imposto Sobre Serviços), onde as empresas declararam o valor devido, mas não conseguiram pagar. Neste caso, seriam cerca de R$ 7 milhões. Perguntado sobre o edital para licitar a nova empresa administradora do Hospital São Miguel, Nestor Tissot informou que ela deve ser prorrogada por mais 40 dias em relação ao prazo inicialmente estipulado, que seria em fevereiro.

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (5), o Conselho de Especialidades do Corpo Clínico do Hospital Arcanjo São Miguel decidiu formalizar o seu descontentamento em relação aos atrasos no pagamento dos profissionais. Foi aprovada, então, uma carta que foi enviada para o administrador do hospital, secretário da Saúde, prefeito, Ministério Público e Poder Judiciário. De acordo com a correspondência, os serviços médicos prestados em novembro ainda estão em aberto. O repasse deveria ter sido feito no dia 20 de dezembro. " Ressalta-se, ainda, que tal situação não se configura como fato isolado. Ao longo de todo o ano de 2025, em raríssimas oportunidades os pagamentos foram realizados na data pactuada ". Mais adiante, os médicos alertam que o " cenário evidencia risco concreto de acúmulo de inadimplência, comprometendo o equilíbrio financeiro, a previsibilidade contratual e a continuidade da assistência médica". A atual administradora do São Miguel é a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, grupo de Santa Cruz do Sul. A entidade assumiu em fevereiro de 2025, por um prazo de um ano. Ou seja, o contrato está prestes a vencer.
