
Feira Feito em Gramado é atração junto com Festa da Colônia
163 expositores estão no ExpoGramado
A Feito em Gramado é a feira de produtos gramadenses, mas vai além disso, ao dar destaque às criações das pessoas que vivem no município e oferecer um espaço de comércio, exposição e valorização de seus talentos. O evento chega à sua 12ª edição com um recorde de 163 expositores.
A abertura da Feito em Gramado ocorreu na última sexta-feira (26), e vai até o dia 12 de maio, paralelamente à Festa da Colônia, que ocorre em um espaço ao lado.
Durante a celebração, o secretário Heitor Noel apresentou as novidades e os números desta nova edição: "Hoje, são 163 artistas expondo e comercializando. Mas as novidades não param por aí. Este ano, a feira conta com espaço pet, comida oriental e apresentações musicais.
Parceiros









Animada com o bom início e as ótimas expectativas em relação ao Natal Luz de 2025, a presidente da GramadoTur Rosa Helena Volk (PP) ocupou a Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (10). Ela aproveitou para revelar os números de ingressos vendidos em 2024, um dado que até então não havia sido divulgado. Rosa iniciou sua fala trazendo dados que reafirmam o sucesso da edição comemorativa aos 40 anos Segundo ela, entre os espetáculos Nativitaten e Grande Desfile de Natal, já foram contabilizados mais de 94 mil ingressos vendidos, um crescimento de mais de 10 mil ingressos em relação à edição anterior, que totalizou 83 mil vendas durante toda a temporada. A presidente da GramadoTur também comparou os resultados com a 38ª edição do evento, em 2023, que vendeu pouco mais de 75 mil ingressos. “Em relação a 2023, já registramos um aumento de 19% nas vendas, mesmo considerando que naquela época o Grande Desfile ainda ocorria no ExpoGramado e o Estado não havia enfrentado os impactos das fortes enchentes”, observou.
Durante o Festuris, a Secretaria de Turismo de Gramado lançou oficialmente a nova marca e o novo posicionamento do município. A apresentação aconteceu no estande oficial da cidade e contou com a presença de autoridades, imprensa e representantes do setor. Com o conceito “Gramado: Feita de Histórias”, a nova identidade visual traz como ícone central o pórtico da cidade, que também é interpretado como um livro aberto. A proposta une simbolismo e contemporaneidade, representando não apenas um ponto turístico, mas também a porta de entrada para as histórias vividas por quem mora, visita ou se conecta com o destino. A marca foi desenvolvida com o objetivo de ser atemporal e versátil, capaz de atravessar gerações. Ela destaca a vocação de Gramado para inspirar memórias afetivas por meio de sua paisagem, cultura, gastronomia e hospitalidade.

Por demanda do Governo do Estado, uma empresa realiza um Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) sobre a melhor ligação entre o futuro aeroporto de Vila Oliva e a Região das Hortênsias. O estudo deverá ficar pronto até o fim do ano, mas fontes ouvidas pela coluna descartam a ligação via Linha São Roque e Ponte do Raposo, dois pontos do interior de Gramado. O motivo? O alto custo de construção de pontes em duas regiões muito íngremes e a riqueza ambiental nos trechos. "Seria o custo de um novo aeroporto", resume uma das fontes. No último sábado (8), o ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, disse ao colunista que a melhor solução do ponto de vista econômico e ambiental seria através do bairro Saiqui, em Canela. Ali, é o início dos Campos de Cima da Serra, e a geografia é menos acidentada do que o interior de Gramado. Zuanazzi conhece bem a região, pois é natural de Bom Jesus. Seriam cerca de nove quilômetros a mais entre Vila Oliva em Gramado, mas a possibilidade da ligação demandaria menos tempo de obras.

Nesta sexta-feira (14), a comunidade escolar de Gramado participa de um importante momento da gestão democrática: a eleição para diretores nas 29 escolas da rede municipal de ensino. A votação acontece das 7h às 19h30. Podem votar os responsáveis legais dos alunos (um voto por matrícula) e, no caso de estudantes maiores de 16 anos, o próprio aluno pode exercer seu direito ao voto. É necessário apresentar um documento com foto no momento da votação. A eleição será dividida em dois grupos distintos: o primeiro é composto por professores e servidores efetivos das escolas, e o segundo, pelos responsáveis pelos estudantes. O resultado será calculado a partir da média ponderada da votação dos dois grupos. Nas escolas com apenas uma chapa inscrita, será necessário que a mesma atinja pelo menos 51% da soma final dos votos. Nesses casos, o eleitor deverá indicar se concorda ou não com a eleição da chapa.

A Azul Viagens, foi a grande vencedora do 18º Troféu Infinito, promovido pela Brocker Turismo na noite desta sexta-feira (7), no Centro de Eventos Ritta Höppner. A cerimônia marcou também as comemorações dos 30 anos da Brocker. Criado há 18 anos, o Troféu Infinito reconhece os principais operadores e parceiros que impulsionam o turismo na região, além de homenagear personalidades e entidades que contribuem para o fortalecimento do setor. A fundadora da Brocker, Any Brocker, destacou que a data representa um marco na história da empresa e da Serra Gaúcha: “Chegar aos 30 anos é uma conquista que celebramos com gratidão e orgulho. O Troféu Infinito simboliza o nosso reconhecimento àqueles que acreditam, investem e ajudam a transformar o turismo da nossa região em referência nacional”, afirmou. As esculturas em formato do infinito entregues aos premiados foram criadas pelo artista gramadense Xixo, o mesmo responsável pelo icônico Kikito do Festival de Cinema de Gramado.

O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerrou, sábado (8), sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de que o setor segue em franca expansão. O evento registrou crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais. A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes. Com 64 destinos internacionais representados, 2,5 mil marcas expositoras e mais de 400 estandes, a feira segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões. Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1,5 mil operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte.

Começou a ficar comum estabelecimentos turísticos colocarem placas em frente ao negócio com dizeres do tipo "venha trabalhar conosco". Não era muito comum até pouco tempo atrás, depois de uma pandemia e da maior enchente da história do Rio Grande do Sul A dificuldade de mão de obra é uma realidade, e a psicóloga Tiziana Ludwig - do Instituto Ludwig & Poloni, trabalha diariamente esta dificuldade com seus clientes. Ela diz que o volume de vagas ofertadas é muito grande, diferente de uma região metropolitana. Em segundo lugar, Tiziana alinha que muitos trabalhadores não querem se formalizar, "perdendo uma oportunidade de se desenvolver e fazer uma carreira". Muitas vezes, as pessoas preferem viver somente dos extras, em fins de semanas e temporadas movimentadas. Ela destaca que as novas gerações tem uma relação diferente com o mundo do trabalho buscando equilibrar qualidade de vida com o trabalho, "o que não está errado". "Mas eles precisam entender o nível de comprometimento que se tem quando se está trabalhando numa empresa", pontua Tiziana. A consultora sustenta que as empresas precisam criar uma cultura onde o colaborador se sinta feliz bem. "Em vez de abrir novas vagas por substituição, é preciso cuidar daqueles que estão na empresa, criando um ambiente psicologicamente seguro, onde eles possam contribuir inovando", destaca. "É preciso fazer com que o colaborador se encante com a empresa e queira ficar ali, mesmo que outra empresa o esteja abordando, com alguns centavos a mais tentando tirar do seu trabalho", destaca Tiziana. Para a consultora e palestrante, o salário não é motivo de retenção. "A empresa deve deixar claro o seu propósito, significado e missão, para que ali possa ser um lugar onde o colaborador queira ficar e se sentir feliz". Ela lembra que os "pontinhos" são um diferencial competitivo em Gramado. Eles são originários dos 10% cobrados principalmente pelo setor de gastronomia. " O funcionário pensa: 'se eu trabalho mais, eu ganho mais', e este é mais um motivo para ele ficar na empresa", finaliza Tiziana Ludwig.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente acaba de instalar 16 novas placas de sinalização em pontos estratégicos do município. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos na instalação das estruturas, tem como objetivo alertar motoristas sobre a presença e a travessia de animais silvestres em áreas com alta incidência de atropelamentos. As sinalizações foram posicionadas com base em dados de monitoramento contínuo realizado pela secretaria, que identificou os locais com maior circulação de espécies como quatis, tatus, graxains, entre outros animais da fauna local. A medida busca contribuir com a preservação da biodiversidade e promover a educação ambiental junto à comunidade e aos visitantes. “A ação se caracteriza como uma importante medida mitigatória e de educação ambiental para reduzir o risco de atropelamentos da fauna silvestre, os quais ameaçam a biodiversidade local”, afirma a secretária interina do Meio Ambiente, Karen Núbia.

O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado começou de forma oficial nesta sexta-feira (7). E o descerramento da fita ocorreu com um momento muito especial: os padres da Igreja Matriz São Pedro, Neimar Pies e Eduardo Saraiva fizeram uma bênção ao evento, junto da imagem de São Pedro, padroeiro da cidade e do Rio Grande do Sul. "Queremos louvar e agradecer a Deus pela equipe que organiza há tantos anos esse evento e dizer que, em primeiro lugar, Deus, que conduz a nossa vida, Ele que é o criador de tudo, mas que dá a nós a capacidade de continuar aperfeiçoando a criação de Deus. E o turismo é uma parte desse aperfeiçoamento, de embelezar a criação de Deus para que a gente contemple e agradeça cada vez mais a Ele, o criador de tudo. Que Deus abençoe essa 37ª edição. Que vocês se sintam em casa", citou o padre Neimar. Uma oração do Pai Nosso foi feita entre todos os presentes, no portão de abertura. Em seguida, a imagem de São Pedro participou de uma pequena peregrinação até o estande da cidade de Gramado, onde ficará até o fim da feira, neste sábado (8) à noite.

A 1ª Corrida de Carrinho de Rolimã – “Rolimbeiros”, que promete muita emoção e integração social neste domingo (9), em Canela, já conta com 60 pessoas inscritas para participar. O evento acontece das 9 às 18 horas, na rua Sete de Setembro, no Centro da cidade. O evento é promovido pelo projeto social Bombeiro Mirim. Conforme a sargento Jéssika Assmann, uma das coordenadoras da iniciativa, a corrida contará com a presença das crianças atendidas pelo programa, de seus familiares, e equipes de outros municípios, além da comunidade em geral. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Canela. As inscrições têm o valor de 30 reais e 1kg de ração para cachorro. Haverá, ainda, carrinhos para locação no local com valor social de R$ 10. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9 9634-017 e o regulamento está disponível em www.equipematooumorro.com.br
