Câmara começa ano com oito vereadores. Titular pode voltar.

Nestor avalia as consequências políticas

A Câmara de Vereadores realizou a primeira sessão de 2026 nesta segunda-feira (5). Foi a primeira sob o comando do vereador Neri da Farmácia (PP) e, algo inédito na história de Gramado, com um vereador a menos do que o previsto constitucionalmente, com a ida de Rafael Ronsoni (PP) para a Chefia de Gabinete do prefeito Nestor Tissot (PP).

A assessoria de comunicação da Câmara distribuiu release com cuidados jurídicos pouco antes visto: "O pedido de licença foi formalizado pelo vereador no dia 1º de janeiro e protocolado na Câmara Municipal no retorno das atividades legislativas e administrativas da Casa (...).  A partir do protocolo, a Câmara Municipal de Gramado dará início aos trâmites legais, com o envio de ofícios aos vereadores do Partido Progressistas que atualmente encontram-se licenciados do cargo parlamentar por ocuparem funções no Executivo Municipal. São eles: Jeferson Moschen, secretário da Saúde; Carlos Foss, subprefeito da Várzea Grande; e Lucas Roldo, secretário de Esportes, para que manifestem eventual interesse em assumir a vaga deixada por Ronsoni. Esgotadas as convocações, a Câmara deverá comunicar o Tribunal Regional Eleitoral, passando a atuar com oito vereadores em plenário, tendo em vista que não há suplentes do Partido Progressistas aptos a ocupar a vaga, a qual pertence exclusivamente ao partido".

Apesar de ter pareceres de que a Câmara poderá funcionando com oito vereadores, o prefeito Nestor Tissot tem dúvidas sob o aspecto político. Por isso, pelo que recolhemos de fontes confiáveis ao longo do dia, é provável que um dos vereadores eleitos - e que hoje ocupam função no Executivo, retorne para o Legislativo nas próximas semanas.

Parceiros

Um navio de cruzeiro está flutuando em cima de um corpo de água.
A green sign that says atendimento proximo para quem deseja solucoes
Um homem e uma mulher estão se abraçando e sorrindo.
A purple sign that says conheca a maior rede de lavanderias do brasil e do mundo em canola
Um logotipo de uma empresa chamada mdr em um fundo cinza.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando.
Um homem está sentado a uma mesa comendo e bebendo vinho
Um homem fantasiado de mago está ao lado de um dinossauro.
Por Miron Neto 8 de janeiro de 2026
Em 2024 a residência construída ao longo de oito anos por Nelson Luiz da Silva, na Linha Ávila, foi atingida por um desmoronamento após as fortes chuvas que atingiram Gramado e o Rio Grande do Sul. A forte movimentação de terra fez Nelson perder um carro e a parte da frente da casa, feita em alvenaria. Hoje, aquele lado da rua Nelson Dinnebier é contido por um forte muro de pedras. Nesta quarta-feira (7), a casa de Nelson e de uma residência vizinha foi destruída por um incêndio. As chamas iniciaram por volta de 11h30min, e os Bombeiros só conseguiram debelar o fogo duas horas depois. A preocupação maior foi isolar as residências vizinhas. Uma pessoa precisou ser retirada de uma das residências, mas ninguém ficou ferido. Nas duas casas, moravam cinco famílias. Agora Nelson busca reunir forças para reconstruir, mais uma vez, a sua residência.
Por Miron Neto 7 de janeiro de 2026
Tradicional galeteria da Serra Gaúcha, o Di Paolo abrirá uma segunda unidade em Gramado, entre junho e julho deste ano. O novo restaurante levará a bandeira Dipa, uma proposta mais despojada do grupo. Criado em 2020, o Dipa Galeto e Grelhados começou a operar sob o nome Expresso Di Paolo. O formato já conta com 10 unidades em operação no RS. A proposta é ter um modelo expresso, sem o tradicional rodízio, mas mantendo a conhecida qualidade do Di Paolo. A unidade em Gramado ficará no Centro da cidade, mais precisamente na avenida das Hortênsias, ao lado da Praça Major Nicoletti. Ali funcionou o tradicional restaurante Tarantino e, mais recentemente, a Casa Galo. Atualmente, o prédio conta com 220 metros quadrados, mas será totalmente reformado para receber o Dipa. Os sócios do empreendimento são Paolo Geremia - o fundador do grupo, Sandro Casagrande e André Geremia.
Por Miron Neto 7 de janeiro de 2026
Na noite de terça-feira (6), a Rua Coberta em Gramado recebeu o lançamento oficial da 12ª edição do Gramado in Concert. O evento, que acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, consolida a Serra Gaúcha como o epicentro da música erudita mundial ao reunir mais de 400 alunos vindos de 22 estados brasileiros e 14 países, como Chile, Peru, Bolívia, Estados Unidos e Rússia. O festival deste ano traz momentos históricos, com destaque para a participação do maestro João Carlos Martins e do cantor Diogo Nogueira. O diretor artístico, Allan John Lino, ressaltou a importância pedagógica do evento e a volta das apresentações na Igreja São Pedro. “O maestro João Carlos Martins é um dos maiores intérpretes de Bach e é uma das grandes atrações. Além disso, teremos atividades para mais de 400 alunos do Brasil e do mundo”, destacou.
Por Miron Neto 7 de janeiro de 2026
O prefeito Nestor Tissot (PP) garantiu ao colunista, no início da noite desta terça-feira (6), que a Prefeitura de Gramado repassará recursos para o pagamento dos médicos do Hospital São Miguel até quinta-feira (8). Mais cedo, a coluna havia publicado trechos da correspondência do Corpo Clínico do hospital enviado ao Executivo, Ministério Público e Judiciário, informando do atraso no pagamento dos serviços de novembro, que deveriam ser pagos no dia 20 de dezembro. Na conversa com o colunista, Nestor disse que o atraso de 16 dias era pequeno, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município após a enchente que afetou o Rio Grande do Sul e o município em 2024. O prefeito disse que é um reflexo das dificuldades enfrentadas pela economia, e disse que a queda de arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi a maior dos últimos anos. Afirmou, ainda, que o mesmo acontece, em menor escala, com o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), uma decorrência da queda de negócios com o aperto financeiro dos cidadãos e das empresas com a Selic a 15% ao ano. Citou, também, que a queda do ISS (Imposto Sobre Serviços), onde as empresas declararam o valor devido, mas não conseguiram pagar. Neste caso, seriam cerca de R$ 7 milhões. Perguntado sobre o edital para licitar a nova empresa administradora do Hospital São Miguel, Nestor Tissot informou que ela deve ser prorrogada por mais 40 dias em relação ao prazo inicialmente estipulado, que seria em fevereiro.
Por Miron Neto 6 de janeiro de 2026
Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (5), o Conselho de Especialidades do Corpo Clínico do Hospital Arcanjo São Miguel decidiu formalizar o seu descontentamento em relação aos atrasos no pagamento dos profissionais. Foi aprovada, então, uma carta que foi enviada para o administrador do hospital, secretário da Saúde, prefeito, Ministério Público e Poder Judiciário. De acordo com a correspondência, os serviços médicos prestados em novembro ainda estão em aberto. O repasse deveria ter sido feito no dia 20 de dezembro. " Ressalta-se, ainda, que tal situação não se configura como fato isolado. Ao longo de todo o ano de 2025, em raríssimas oportunidades os pagamentos foram realizados na data pactuada ". Mais adiante, os médicos alertam que o " cenário evidencia risco concreto de acúmulo de inadimplência, comprometendo o equilíbrio financeiro, a previsibilidade contratual e a continuidade da assistência médica". A atual administradora do São Miguel é a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, grupo de Santa Cruz do Sul. A entidade assumiu em fevereiro de 2025, por um prazo de um ano. Ou seja, o contrato está prestes a vencer.
Por Miron Neto 6 de janeiro de 2026
O comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), Major Ângelo Marcio Ferraz, foi promovido ao posto de Tenente Coronel. A promoção integra a lista de oficiais e praças da Brigada Militar contemplados por ato assinado pelo Governo do Estado no dia 30 de dezembro. O Tenente-Coronel Ângelo ingressou na Brigada Militar em julho de 2005. Já trabalhou em unidades operacionais do Estado, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Farroupilha, até assumir o comando do 1º Batalhão Turístico em junho de 2025. O 1º BPAT tem sede em Gramado, sendo responsável ainda pelo policiamento nos municípios de Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e Picada Café.
Por Miron Neto 5 de janeiro de 2026
O vereador Rafael Ronsoni (PP) assumiu nesta segunda-feira (5) o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura. A rigor, não seria nenhuma novidade a não ser o fato do parlamentar colecionar 22 condenações na Justiça, boa parte delas por improbidade administrativa. As condenações são em Primeiro Grau. Ronsoni sempre ocupou cargos nas administrações de Nestor Tissot (PP), notadamente na Secretaria de Obras. Nesta gestão, porém, Ronsoni ficou um ano no Legislativo. Era o receio do prefeito com as 21 condenações ocorridas depois do pleito de 2024, quando Ronsoni foi o vereador mais votado. Neste ano, veio a 22ª condenação, fato divulgado por poucos veículos de comunicação. A ida de Ronsoni para o Executivo não é unanimidade dentro do PP. Alguns integrantes do primeiro escalão, inclusive, já manifestaram intenção de sair de seus cargos. Estes mesmos partidários entendem que a entrada de Ronsoni na Chefia de Gabinete é uma espécie de desprestígio do vice-prefeito Luia Barbacovi (PP), que vinha acumulando a função sem receber salários. Luia já se declarou pré-candidato a prefeito em 2028, o mesmo acontecendo com Ronsoni, que ambiciona o cargo. Luia continuará a ocupar a antessala que leva ao Gabinete do Prefeito. Rafael Ronsoni, o Chefe de Gabinete, irá ocupar uma outra sala dentro do Paço Municipal.
Por Miron Neto 5 de janeiro de 2026
Começa nesta terça-feira (6) o período de inscrições para o concurso público do Magistério Municipal, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Carreiras Públicas e Desenvolvimento Institucional – Instituto Legalle. O certame pretende preencher o número de 193 vagas legais e a formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior, com foco nas áreas da educação. As inscrições vão até o dia 6 de fevereiro, e custam R$ 90 para o nível médio e R$ 190 para nível superior. Os salários que podem chegar a R$ 6.054,81. No nível médio há vagas para Monitor de Educação, enquanto no nível superior estão previstas vagas para Orientador Educacional, Psicopedagogo, Supervisor Pedagógico, Professores de Educação Infantil, Séries Iniciais e disciplinas específicas como Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música, Português, Atendimento Educacional Especializado e Bilíngue. O edital completo está disponível no link: https://portal.institutolegalle.org.br/edital/index
Por Miron Neto 3 de janeiro de 2026
Gramado foi a cidade gaúcha escolhida pela W3 Contabilidade, do Mato Grosso do Sul, para ser a base do lançamento de uma ferramenta que utiliza a tecnologia e o monitoramento de áreas via satélite para garantir mais controle, eficiência e resultados aos negócios. O Sistema WR é um software voltado para atender as madeireiras e agronegócios, aliando tecnologia de ponta, serviços contábeis e financeiros. “Oferecemos um conjunto abrangente de serviços, desenvolvidos para atender às necessidades específicas de cada cliente. Nossa abordagem consultiva vai além da contabilidade tradicional, transformando dados em estratégias para impulsionar o crescimento dos negócios”, garante o CEO da W3, Wirlley Antunes (foto) . Na prática, o sistema WR vem para suprir problemas comuns de empresas que trabalham com grandes números e estoque, como a falta de controle no fluxo de caixa, a baixa margem líquida, o cálculo eficiente do custo da madeira, dando clareza sobre o lucro real, economia na compra e entrega de produtos. O monitoramento via satélite permite a análise detalhada das florestas ou áreas, demarcações e controle de estoque, por exemplo. “Há uma barreira cultural que devemos quebrar e nosso escritório está apto para colocar as empresas nesta nova realidade e tecnologia, como o desafio de exportar direto para a China, sem atravessadores. Já estamos há anos atuando neste ramo e temos este know-how “, destaca Wirlley
Por Miron Neto 3 de janeiro de 2026
Desde que comecei no jornalismo gramadense, em agosto de 1992, ouço reclamações em relação ao preço cobrado nos restaurantes locais. A reclamação mais célebre foi do ex-governador Antônio Britto, no final dos anos 1990. Ele colocou a boca no trombone, reclamando especialmente do preço dos vinhos cobrados. De tempos em tempos, a reclamação volta. E o setor de gastronomia responde que há preços para todos os bolsos, o que é verdade. Você pode pagar mais de R$ 250 por um rodízio de fondue, mas é possível comer um prato com frango, arroz e fritas por R$ 24,90. Depende de gosto e, principalmente, do bolso. Tudo isso para comparar o que está ocorrendo neste verão em Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Entre os valores praticados em barracas a beira mar estão porções simples, como batata frita e pastel, custando R$ 150, além de consumação mínima variando entre R$ 400 e R$ 500. Ainda em Cabo Frio, turistas de Minas Gerais relataram ter pago R$ 450 por um prato de peixe que estava impróprio para o consumo. De acordo com reportagem do globo.com, banhistas também criticaram os preços cobrados em uma das barracas da Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. Entre os itens mais caros, estavam refeições com acompanhamento simples saindo a R$ 470, como filé de frango com arroz, fritas e salada. O cardápio também oferece seis unidades de pastel a R$ 150, entre outros petiscos, como isca de peixe a R$ 190 e camarão a alho e óleo a R$ 200. Tudo isso, sem comparar o nível de fiscalização sanitária entre as barracas de praia de Búzios e Cabo Frio com os restaurantes de Gramado.