Basquete em cadeiras de rodas celebra a inclusão em Gramado

É a 7ª Semana da Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de fortalecer e fomentar a prática esportiva para pessoas com deficiência, a Escola Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, foi palco, sexta-feira (22), de uma partida especial de basquete em cadeiras de rodas. O jogo reuniu a equipe Leme Basquetchê, de Novo Hamburgo, além de atletas locais e de cidades vizinhas de Gramado, em uma celebração de esporte, inclusão e superação.

A competição, que contou com mais de 15 atletas em cadeiras de rodas, integrou a programação da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência de Gramado, um evento que promove debates, atividades culturais, esportivas e educativas em prol da acessibilidade e da participação social.

A 7ª Semana da Pessoa com Deficiência segue até o dia 28 de agosto, com uma ampla programação que envolve escolas, entidades e a comunidade.

Parceiros

Um navio de cruzeiro está flutuando em cima de um corpo de água.
A green sign that says atendimento proximo para quem deseja solucoes
Um homem e uma mulher estão se abraçando e sorrindo.
A purple sign that says conheca a maior rede de lavanderias do brasil e do mundo em canola
Um logotipo de uma empresa chamada mdr em um fundo cinza.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando.
Um homem está sentado a uma mesa comendo e bebendo vinho
Um homem fantasiado de mago está ao lado de um dinossauro.
Por Miron Neto 7 de outubro de 2025
O Brasil parou para assistir a releitura de uma das cenas mais icônicas da teledramaturgia nacional: a morte de Odete Roitman, em Vale Tudo. Exibida nesta segunda-feira (6), pela TV Globo, a cena contou com um detalhe especial no figurino da poderosa personagem: os sapatos usados pela atriz Debora Bloch, que interpreta a vilã, foram produzidos com exclusividade pela marca autoral gramadense Vera Roloff. Conforme Vera Roloff, idealizadora da grife que traz seu nome, foram desenvolvidos diversos pares de scarpins em couro de Python para compor os figurinos da personagem. Os sapatos foram usados por Odete não apenas na cena do assassinato, mas ao longo de toda a trama. “A exclusividade é um dos nossos diferenciais. Trabalhamos com produtos personalizados. Ficamos muito orgulhosos por nossos scarpins fazerem sucesso nos pés de Odete, que usou nossas peças em diferentes cenas da novela”, celebra Vera.
Por Miron Neto 7 de outubro de 2025
A Unidade Móvel de Castração estará disponível no bairro Floresta entre os dias 6 e 31 de outubro, com agendamentos para castração e microchipagem de cães e gatos realizados diretamente no Posto de Saúde do bairro. A ação é parte do programa municipal de controle populacional de animais e saúde pública, e o Castramóvel fica estacionado ao lado da UBS Dr. Erico Albrecht. Como parte das atividades, na última quinta-feira (2), a equipe esteve na Escola Ramos Pacheco, onde realizou uma palestra educativa para os alunos sobre a importância da castração, prevenção de zoonoses e posse responsável de animais. “A comunidade está convidada a participar, garantir o bem-estar dos seus pets e colaborar com uma cidade mais saudável e consciente”, destaca a médica veterinária da Secretaria da Saúde, Simone Batista.
Por Miron Neto 6 de outubro de 2025
Uma reunião com a comunidade escolar nesta segunda-feira (6), fez com que o prefeito de Canela Gilberto Cezar (PSDB) voltasse atrás em relação ao decreto de desapropriação da Escola Infantil Ingo Lied (Ingool). O objetivo era destinar destinar a área de 4,5 mil metros quadrados para instalação de uma escola-modelo municipal, com estrutura de ensino integral e áreas de convivência. De acordo com o prefeito Gilberto Cezar, a decisão de revogar o decreto foi construída em comunhão com os pais, a direção da escola e representantes da comunidade, reafirmando o compromisso da administração com a escuta e o consenso nas decisões que envolvem o futuro da cidade. “O diálogo é sempre o melhor caminho. O encontro foi importante para esclarecer as ideias e intenções da gestão e, principalmente, para construirmos juntos uma decisão. Vamos seguir planejando novos investimentos e projetos educacionais com transparência, respeito e visão de futuro”, destacou o prefeito.
Por Miron Neto 6 de outubro de 2025
O cinegrafista Tailon Ruppenthal, de 41 anos, morreu durante um conflito na Ucrânia entre domingo (5) e segunda-feira (6), A informação é do portal ABC Mais. Ele estava desde a metade do ano no país europeu, atuando inicialmente como soldado da Ucrânia. Tailon morava em Três Coroas, e fazia trabalhos esporádicos para a Gramado TV. Participou de várias coberturas, especialmente partidas de futebol. Seguidamente estava em Gramado e Canela para realizar trabalhos audiovisuais. No dia 22 de julho, ele embarcou para a Ucrânia para servir ao país como soldado, no enfrentamento contra a invasão russa. Em sua rede social, ele publicava várias fotos e vídeos. No período em que esteve na Ucrânia, fiz contato com Tailon sugerindo fazer uma entrevista. Na primeira mensagem, me disse que estava no front, e que era perigoso ligar o celular, pois os drones russos poderiam descobri-lo. Disse que era melhor esperar até estar em área fora de combate. A entrevista nunca aconteceu. No sábado (4), ele fez uma postagem comemorando a promoção para Cabo. "Agradeço imensamente o reconhecimento e a confiança demonstrada em meu trabalho aqui na Ucrânia", postou no Instagram. Poucas horas depois, Tailon foi atingido por uma explosão causada por um drone russo. Ele atuava como operador de drones na cidade de Dnipro. Tailon tinha experiência militar. Além de ter sido ex-soldado do Exército Brasileiro, atuou no início dos anos 2000 na missão de paz das Nações Unidas no Haiti. Sua experiência rendeu o livro "Um soldado brasileiro no Haiti" (Editora Globo).
Por Miron Neto 6 de outubro de 2025
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com os Coredes – Conselhos Regionais de Desenvolvimento, inicia nesta segunda-feira (6), o período de votação da Consulta Popular 2025. A população com domicílio eleitoral em Gramado pode escolher uma entre as três propostas classificadas durante assembleias realizadas no município. Entre as pautas definidas para a votação deste ano estão: 1 - Reforma, ampliação e revitalização de espaços turísticos, incluindo placas e sinalização; 2 - Apoio aos produtores de produtos de origem; 3 - Pavimentação em vias de acesso. O eleitor pode votar pelo site da Consulta Popular (https://consultapopular.rs.gov.br/inicial) ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260. O prazo para votação encerra na próxima sexta-feira (10).
Por Miron Neto 6 de outubro de 2025
Com previsão de conclusão em 2027, o hotel Kempinski Laje de Pedra terá um teatro de padrão internacional, com capacidade de 400 lugares. O espaço será administrado pela Opus Entretenimento, comandada pelo gramadense Carlos Konrath. O teatro ainda está em fase de desenvolvimento, mas terá acústica de última geração, visibilidade privilegiada de todos os assentos e acessibilidade. Haverá, inclusive, serviços de gastronomia assinados pela cozinha central do Kempinski. O acesso do teatro será aberto ao público, mas proprietários e hóspedes do Kempinski terão benefícios especiais.
Por Miron Neto 5 de outubro de 2025
Encerrou sábado (4) a primeira edição feminina da Copa Gramado Laghetto Sub-16, com festa colorada em Gramado. O Internacional foi o grande campeão ao vencer o São Paulo por 3 a 0, na decisão realizada na Vila Olímpica. As Gurias Coloradas abriram o placar aos 25 minutos do primeiro tempo com Lara. Ainda na etapa inicial, Kamila ampliou no finalzinho. No segundo tempo, Isadora, aos 31 minutos, marcou o terceiro e decretou o título para o Inter. A campanha colorada foi impecável, com quatro vitórias em quatro jogos disputados. Além da taça, a equipe também dominou as premiações individuais: Lara foi a artilheira da competição com três gols e eleita o destaque da final, enquanto a goleira Clara Rodrigues recebeu o prêmio de menos vazada, sofrendo apenas um gol na meta colorada.
Por Miron Neto 4 de outubro de 2025
Gramado recebeu, quinta-feira (2), a visita do Secretário Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Patrick Correa, que esteve na cidade para acompanhar a Copa Gramado Laghetto de Futebol Sub-16. A edição de 2025 marca a estreia do torneio feminino, enquanto a categoria masculina chega à sua 5ª edição, consolidando a competição como uma das mais importantes do calendário esportivo juvenil no Brasil. Patrick Correa confirmou o aporte de R$ 500 mil para a realização da Copa em 2025, recurso garantido pelo Ministério do Esporte. O secretário destacou a relevância da competição para a formação de jovens atletas e reforçou o compromisso do Governo Federal em apoiar iniciativas que fortaleçam o futebol, especialmente o feminino. “A Copa Gramado Laghetto se tornou uma referência nacional na base do futebol masculino e feminino, revelando talentos e incentivando o crescimento do esporte. O apoio do Governo Federal segue firme, com foco também no fortalecimento do futebol feminino, que merece ainda mais espaço e oportunidades”, afirmou Patrick Correa.
Por Miron Neto 4 de outubro de 2025
A jovem atleta gramadense Isabela Stapasolla começou sua jornada no futebol aos 5 anos de idade, e hoje se destaca na categoria Sub-16 feminina do Grêmio. Com apenas 14 anos, ela já acumula experiências valiosas e participou, esta semana, da Copa Feminina Gramado Laghetto de Futebol Sub-16. Ela iniciou sua jornada esportiva no projeto social mantido entre a Prefeitura e o Centro Esportivo Gramadense. Com apenas 11 anos, participou de uma “peneira” realizada pelo Grêmio e foi aprovada, sendo transferida para o tricolor gaúcho, onde vem desenvolvendo suas habilidades como volante da equipe. Isabela já participou de diversas competições e se destacou em jogos importantes, inclusive com título fora do País em torneio na Argentina, recebendo elogios de treinadores e colegas. "Jogar no Grêmio é um sonho realizado. Sempre quis fazer parte deste clube e agora estou vivendo isso", afirmou. Além de Isabella, a jovem também de Gramado, Júlia Caberlon, com 13 anos, atua no Grêmio Sub-13.
Por Miron Neto 3 de outubro de 2025
Com o sucesso das atividades e aceitação pelo público, o Festival Gaúchos de 2026 já tem data confirmada: de 5 a 27 de setembro. “O coração do Festival permanecerá em Gramado, com planos de ainda mais expansão, para abranger um número maior de cidades, incluindo, possivelmente, mais duas localidades com grandes palcos e atividades”, revela o presidente do Instituto RSNASCE, Vinícius Garcia. Ainda para 2026 os realizadores destacam outros dois pontos que devem receber atenção especial. A ampliação do Festival Gaúchos através de eventos parceiros em todo o Rio Grande do Sul, e a possibilidade de levar o espetáculo “Gaúchos”, criado para festival, para além das fronteiras do Estado. “Tivemos reuniões com representantes do Uruguai, Alemanha e Itália, e temos um plano para que o evento se torne um ícone promocional da cultura, história e tradição gaúchas, impulsionando o turismo, atraindo investimentos, negócios, e contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul através de suas riquezas culturais”, antecipa Garcia.