
"Adicionar mais taxas tornará o turismo caro e menos atraente"
Artigo publicado em Zero Hora critica criação de nova taxa

Um artigo publicado nesta quinta-feira (14) no jornal Zero Hora vem repercutindo entre lideranças empresariais de Gramado. Nele, a urbanista Fernanda de Gasperin critica a criação da Taxa de Turismo Sustentável (TTS), dizendo que "adicionar mais taxas aos parques tornará o turismo mais caro e menos atraente".
Fernanda diz que as empresas, "para se manterem em atividade, atendem a legislações, pagam taxas e cumprem regras para obterem alvarás e licenciamentos – mas parece não ser suficiente". "Mesmo não sendo destino de turismo de natureza, a prefeitura de Gramado agora busca implementar uma nova taxa de conservação ambiental, que, segundo entidades locais, não tem destino assegurado", afirma a articulista.
Fernanda de Gasperin alerta para um efeito que pode ser contrário às intenções da Prefeitura: "Embora pareça que apenas os turistas gastarão mais ou que as empresas receberão menos, o que muitas vezes passa despercebido é que o prejudicado é quem propõe a taxa. Menos dinheiro nas mãos dos investidores locais afeta a capacidade de futuros investimentos e inibe o desenvolvimento econômico". deixem aqueles que mantêm a roda girando continuar a fazê-lo. É com dinamismo e liberdade que a prosperidade se mantém, e é nisso que devemos confiar para manter as cidades vivas, vibrantes e prósperas.E complementa: "Deixem aqueles que mantêm a roda girando continuar a fazê-lo. É com dinamismo e liberdade que a prosperidade se mantém, e é nisso que devemos confiar para manter as cidades vivas, vibrantes e prósperas".
Parceiros

















