
Rescisões do hospital custarão R$ 15 milhões ao Município
Valor será pago em três parcelas

O grupo Ana Nery, com sede em Santa Cruz do Sul, assumiu de forma emergencial, sábado, a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel.
Com a mudança da gestão hospitalar da casa de saúde, que tinha o Executivo Municipal como interventor desde 2016, todos os funcionários precisaram ser demitidos, para após, serem contratados novamente. As verbas rescisórias serão arcadas pelo Município e para viabilizar o pagamento das rescisões, o Executivo enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores. A proposta foi analisada pelas comissões permanentes da casa, Mérito, Orçamento e Legalidade, recebendo pareceres favoráveis dos parlamentares.
Conforme a Procuradoria Geral de Gramado, o valor total dos acordos trabalhistas é de R$ 15 milhões e será pago com recursos próprios do Executivo, em três parcelas, que vencem todo o dia 24. A primeira começa a ser paga ainda neste mês de fevereiro. A votação do projeto para autorizar a Prefeitura a pagar as rescisões acontecerá nesta quinta-feira (6) em sessão extraordinária, às 10 horas.
Parceiros









A presença dos gramadenses na 48ª edição da Expointer foi histórica, tanto no número recorde de famílias expondo seus produtos, quanto pelos expressivos resultados alcançados. A maior feira agropecuária da América Latina encerrou no domingo (7), premiando três agroindústrias do município pela qualidade dos seus produtos. A Agroindústria Laticínio Ruppenthal conquistou o 1º lugar na categoria ‘Queijo Colonial’, enquanto que a Agroindústria Embutidos Andreis ficou com a 1ª colocação na categoria ‘Linguiça Suína Defumada’, tendo a Agroindústria Embutidos Edinger na 3ª posição da mesma categoria. Já a Cabanha das Hortênsias, da família Model, da Linha Marcondes, arrematou quatro prêmios pela excelência dos gados criados em solo gramadense. Dois animais foram premiados na categoria ‘Raça Indu Brasil’ e outros dois na categoria ‘Gir Leiteiro’.

Gramado recebe até o dia 28, a 2ª edição do Festival Gaúchos, que iniciou na última sexta-feira (5), e já nos primeiros dias contou com grande movimentação em todas as atividades. Realizado pelo Instituto RSNASCE, o festival celebra a história, cultura e tradição gaúchas através de shows, gastronomia e atividades culturais gratuitas em diferentes pontos da cidade. Quem abriu a programação do palco principal na Rua Coberta foram Os Fagundes. Já no sábado (6) foi a vez do evento celebrar e reverenciar um dos mais importantes movimentos musicais da cultura rio-grandense: a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com o Quinteto da Canção Nativa. Uma segunda noite de Tributo à Califórnia acontece dia 27 de setembro, com João de Almeida Neto. O Baile do Borges, novidade desta edição, reuniu aproximadamente 50 casais de peões e prendas, que surpreenderam o público que circulava pela avenida Borges de Medeiros no domingo. Em dois horários, eles se posicionaram com seus pares na quadra em frente ao Palácio dos Festivais e apresentaram danças tradicionais gaúchas. Novas edições do Baile do Borges acontecem aos sábados e domingos, até 28 de setembro, sempre às 11h e às 16h.
De 13 a 28 de setembro, Gramado se transforma em palco para a Feira do Livro, um evento que celebra a literatura, a tradição e a identidade local. Com o tema “As raízes da nossa tradição”, a feira contará com a participação de 10 livreiros, oferecendo uma vasta programação cultural para todos os públicos. A Feira do Livro funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 19h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h. No primeiro final de semana do evento, a programação na Rua Coberta será integrada ao Festival Gaúchos. No sábado, 13 de setembro, das 9h às 22h, o público poderá acompanhar o concurso Dança Rio Grande, com grupos artísticos de diversas partes do estado. Já no domingo, 14 de setembro, às 12h30, haverá uma apresentação musical. A partir de segunda-feira, 15 de setembro, as atividades se expandem para a Rua Coberta, a Biblioteca Cyro Martins e as escolas municipais. A programação inclui rodas de conversa, oficinas, contação de histórias e apresentações artísticas, pensadas para envolver a comunidade e fortalecer o vínculo com a leitura e a cultura gaúcha.

O Projeto Leitura F.C., um clube de leitura patrocinado pelo meia do Internacional, Alan Patrick, se uniu ao Centro Esportivo Gramadense para doar 50 livros aos jovens das categorias de base e do projeto social desenvolvido pelo clube. A iniciativa reforça o compromisso do Gramadense com a formação integral de seus atletas, que vai além do campo ou das quadras. A parceria se alinha à missão do CEG, que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte, já beneficia aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes nas categorias de base e projetos sociais. A entrega dos livros foi realizada pela produtora cultural e uma das organizadoras do clube, Cristiane Ostermann.

Conhecido como o Rei das Franquias, empresário Carlos Wizard para a palestra gratuita, quinta-feira (11), em Gramado. O tema do encontro é “Empreender para Vencer”, e acontecerá às 18h30, no Hotel Ritta Höppner. Em troca do ingresso, é solicitada a doação de 2kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Alimento. Depois de realizar sete edições do projeto Aluno Nota 10, que envolveu mais de 28 mil alunos entre 2014 e 2020, agora o Mini Mundo reafirma seu compromisso social e educacional com a comunidade e anuncia um novo projeto, desta vez voltado a estimular o empreendedorismo em crianças e adolescentes, convidando todos a refletirem: “O que é empreender de verdade?”. Para isso, o parque buscou a escola Mister Wiz, que trabalha os pilares do empreendedorismo, inteligência emocional e língua inglesa. Carlos Wizard é empresário, investidor, autor best-seller e conhecido como o mago das franquias, a frente de marcas como Mister Wiz, Wise Up, Taco Bell, Pizza Hut, Mundo Verde, Topper Rainha e Social Bank, somando mais de 35 anos de carreira no empreendedorismo.

Na próxima terça-feira (9), às 18 horas, a Câmara de Vereadores promoverá uma audiência pública para debater o projeto de lei que autoriza o município a requalificar o regime urbanístico de um imóvel localizado na região conhecida como Lago da Ferradura, no bairro Planalto. A audiência contará com a participação dos secretários municipais Cristiane Bandeira (Meio Ambiente) e Rafael Bazzan (Planejamento), que apresentarão os detalhes da proposta. O projeto busca promover melhorias urbanísticas e ambientais estruturais, com destaque para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A medida permitirá ao município ajustar normas de uso e ocupação da área, garantindo a preservação de ecossistemas, fauna, flora e recursos hídricos, além de incentivar práticas de desenvolvimento sustentável. A coluna apurou que 82% da área será preservada, e o restante será usado para a construção de um empreendimento residencial. O lago e o entorno ficarão sob os cuidados do condomínio.

Moacir Manente, de 81 anos, faleceu na noite de sexta-feira (5), após um acidente ocorrido às 12h40min no quilômetro 27 da RS-235, próximo ao posto do pedágio de Gramado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a colisão envolveu uma Chevrolet Tracker LTZ, onde estava Moacir, e um caminhão Mercedes-Benz 710, que seguia no sentido Gramado/Nova Petrópolis. O caminhão era conduzido por um homem de 25 anos. A causa mais provável é a falha mecânica de freios do caminhão, que invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o automóvel. Moacir Manente foi cremado na tarde de sábado no Parque das Araucárias, em Canela.

A construção do pórtico de acesso ao Parque Natural da Gruta, no bairro Carniel, é um avanço no sentido de disponibilizar parques naturais ao público. A obra representa um passo significativo para a requalificação da área, que passará a abrigar trilhas ecológicas e ações voltadas à educação ambiental. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, o objetivo é transformar a área de 7,5 hectares correspondente ao Parque Natural da Gruta em um local que promove atividades de ecoturismo, conservação e educação ambiental. “Para isso, estão previstas a implantação de trilhas e espaços para atividades e ações voltadas para preservação do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos, objetivando o desenvolvimento sustentável”, afirma a secretária. O parque fica na esquina da rua Cândido Godói com a avenida das Hortênsias, próximo ao pórtico de entrada de Canela.

Gramado se prepara para sediar a sua primeira Oktoberfest, de 25 de setembro a 5 de outubro. Com a expectativa de receber mais de 100 mil visitantes, o evento no ExpoGramado aposta em uma programação robusta que vai muito além da música, prometendo uma imersão completa na cultura germânica de Gramado e região. O coração da festa será a maratona musical em três palcos, com grandes nomes do cenário nacional já confirmados: Alexandre Pires (26 de setembro); Clayton & Romario e Danilo e Davi (27 de setembro); Maiara & Maraísa (4 de outubro) A autenticidade da festa será garantida por mais de 25 bandas de baile e típicas alemãs, como Rainha Musical, Banda Cavalinho, Corpo e Alma e a Orquestra La Montanara. A grande abertura no dia 25 de setembro será com um festival de bandas, acesso gratuito, e muitas atrações. A programação também resgata as competições tradicionais, como o animado concurso de chope em metro. A celebração irá além dos portões do Expo, com circuitos de chope espalhados pela cidade, integrando hotéis e estabelecimentos parceiros à atmosfera da festa.

Com a previsão de tempo bom e temperaturas amenas, a Secretaria da Educação de Gramado confirma a realização do 1º Desfile Cívico do município para este sábado (6), a partir das 10 horas, no Centro da cidade. A celebração inicia pela rua Garibaldi, passa pela avenida das Hortênsias e segue até a rua São Pedro, com concentração das escolas e entidades na Borges. Entre escolas, bandas e entidades, 35 blocos percorrerão as vias centrais, interagindo com a comunidade gramadense e os turistas. Não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo ao longo de todo o sábado. Já no domingo, feriado de 7 de Setembro, a cobrança será restabelecida. O acesso ao Hospital Arcanjo São Miguel, durante o desfile, ocorrerá pelas ruas Papa João XXIII (RS-235) e Garibaldi, com a presença de agentes de trânsito orientando os motoristas.