
Projeto Educalab Gastrô forma 90 estudantes gramadenses
Projeto teve supervisão do Sebrae

A Prefeitura de Gramado, em parceria com o Sebrae, promoveu na última terça-feira (8), a formatura dos estudantes que participaram da 1ª turma do Projeto Educalab Gastrô. Cerca de 90 alunos gramadenses tiveram três meses de imersão no curso, com aulas teóricas, práticas e visitas técnicas em empreendimentos gastronômicos, em uma ação que contou com o apoio da Abrasel Hortênsias, do Senac e da Rede Laghetto.
Dividido em três módulos, o projeto apresentou aos jovens novas possibilidades de carreira no segmento da gastronomia, incentivando ainda o empreendedorismo em profissões futuras. Nas atividades desenvolvidas no contraturno escolar, foram abordados temas como Hospitalidade, Gestão, Habilidades Culinárias, entre outros. “A intenção foi mostrar para estes jovens toda a versatilidade do setor, que é pujante em Gramado e necessita de muita mão de obra”, revela Adriana Martins, analista do Sebrae e gestora do projeto na Serra.
Parceiros









Gramado sediará, nos dias 30 e 31 de outubro, um evento focado no ciclo completo da gestão de desastres. O Seminário Internacional Desastre 360 abordará todas as fases de um evento crítico: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. O evento reunirá um time de palestrantes de renome internacional, incluindo Sérgio da Silva, Coordenador Humanitário da ONU, e Kazuaki Komazawa, da JICA Japão. O objetivo é capacitar profissionais que atuam na linha de frente, como gestores públicos, agentes de segurança, saúde e defesa civil, empresários e líderes comunitários. A programação contará com a experiência de quem esteve em campo, compartilhando práticas essenciais para o que deve ser feito antes, durante e depois de um desastre. O seminário é promovido pela Defesa Civil de Gramado em parceria com a ONG Humus.

Os efeitos das enchentes de 2024 ainda são sentidos na economia da região. Dos cinco municípios que compõem a Região das Hortênsias, quatro tiveram queda na participação do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços). Apenas Gramado registrou crescimento. A maior queda foi registrada em Picada Café, com -3,85%, seguido de São Francisco de Paula com -3,60%, Canela com -3,22% e Nova Petrópolis com -1,77%. Na contramão, Gramado registrou alta de 0,67% no período apurado - de forma provisória, pela Secretaria Estadual da Fazenda.

Gramado aumentou sua participação no bolo do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2026, de acordo com números divulgados nesta terça-feira (26) pela Secretaria Estadual da Fazenda. Segundo os índices provisórios divulhgados, o aumento foi de 0,67%, passando de uma participação de 0,319 para 0,321. De acordo om a Constituição Federal, 25% de toda a arrecadação dos Estados com o tributo, após as devidas destinações constitucionais, pertence aos municípios. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição destes recursos no Estado, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS. A partir da publicação do IPM Provisório, inicia o prazo de 30 dias para que os municípios apresentem eventuais contestações e impugnações aos dados, que este ano vai até 25 de setembro.

Gramado vai receber R$ 100 mil do Edital de Coinvestimento para Eventos Culturais Populares da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC). O anúncio sobre a liberação da verba ocorreu na segunda-feira (25), durante solenidade no Palácio Piratini, contando com a presença do secretário Estadual da Cultura, Eduardo Loureiro (PDT) e do governador Eduardo Leite (PSD), além de dirigentes culturais de todo o Estado. O valor recebido será destinado à contratação de artistas e outros profissionais para a realização de eventos culturais populares em Gramado. A verba será transferida do Fundo de Apoio a Cultura (FAC) para o Fundo Municipal de Cultura, tendo sua aplicação definida pela Administração Municipal em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural.

Gramado recebe nesta quinta (28) e sexta-feira (29) um dos maiores eventos voltados à qualificação dos provedores de Internet de todo o Brasil: o LinkISP. Organizado pela Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet - InternetSul, o evento reunirá no Serra Park mais de 50 palestrantes e especialistas ligados ao setor de tecnologia e telecomunicações, além de feira de negócios com mais de 100 expositores. Na manhã de segunda-feira (25), o prefeito Nestor Tissot recebeu em seu gabinete a visita do diretor de Marketing da InternetSul, Alexandro Schuck e o diretor técnico da associação, Narciso Flesch, que também representam a empresa RBT Internet, que atende Gramado e região. Na ocasião, Alexandro e Narciso entregaram em mãos o convite para o chefe do Poder Executivo participar do evento. Conforme Alexandro Schuck, nesta 5ª edição o LinkISP deve reunir mais de 4 mil participantes.

Com mais de 20 anos no mercado e especializada em perfumes para ambientes e itens de autocuidado, a Santho Aroma, de Gramado, desenvolveu um novo aroma em parceria com o Divisa Experience Resort. A partir deste mês, o resort localizado em São Francisco de Paula passará a contar com uma identidade olfativa personalizada desenvolvida pela empresa, com o objetivo de elevar ainda mais a experiência sensorial e despertar a memória afetiva dos hóspedes. Com presença em diferentes ambientes, o aroma combina notas cítricas, aromáticas e amadeiradas, como limão siciliano, maçã verde, bergamota, gerânio, menta, cedro, âmbar e musgo de carvalho. Com o novo aroma, o empreendimento aposta no marketing olfativo e prevê, ainda, o lançamento de uma linha de produtos exclusivos que será comercializada na Grife do Divisa, permitindo que os visitantes levem para casa um pouco da atmosfera do resort.

A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou na sessão de segunda-feira (25) o projeto de lei do Executivo que pedia autorização para o pagamento de dívidas do Hospital Arcanjo São Miguel durante a intervenção municipal. O valor total autorizado para o pagamento dos débitos mencionados é limitado a R$ 2,4 milhões. O valor será repassado, conforme disponibilidade financeira, à Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), instituição que sofreu a intervenção em fevereiro de 2016, e que será responsável por efetuar os pagamentos correspondentes.
Uma ação integrada entre Prefeitura de Canela, Brigada Militar, Polícia Civil e Receita Federal, aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) no entorno da Catedral de Pedra para combater o comércio e a ocupação irregular em área pública. A operação iniciou por volta das 8 horas com a participação de 56 agentes públicos. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Fiscalização, Adriel Buss (União), o trabalho buscou garantir a livre circulação de pedestres e turistas, preservar a paisagem urbana em um dos principais cartões-postais do Brasil e reforça o princípio da isonomia em relação aos comerciantes regularmente estabelecidos. De acordo com o secretário, a Receita Federal verificou que todos os produtos apreendidos não tinham procedência.

Na noite da última sexta-feira (22), durante o B2Meet em Natal (RN), foi anunciado que Gramado será o destino oficial da Convenção FRT em 2026. O secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci (PP), acompanhado da supervisora de Ações e Promoções, Walquíria Proença, apresentou a novidade em grande estilo: a trupe do Natal Luz de Gramado subiu ao palco para um pocket show, revelando o destino do encontro que reunirá os agentes em 2026. Na ocasião, o secretário também anunciou uma campanha de vendas em parceria com a FRT, que terá como premiação um Mega Fam para Gramado, previsto para abril de 2026. Com mais de 20 anos de atuação no mercado turístico, a FRT é uma das três operadoras que mais comercializam o destino Gramado.

Em 20 de agosto de 1976 a sonda Viking 1 da NASA fez história e apresentou ao mundo as primeiras imagens do quarto planeta do sistema solar Neste mês, os fãs dos temas espaciais têm mais um motivo para visitar a Space Adventure, em Canela. Há 49 anos, a NASA divulgou as primeiras imagens feitas pela sonda Viking 1 que revelaram paisagens de Marte. A exposição em Canela, um dos maiores acervos da Agência Espacial Americana fora dos Estados Unidos, conta com uma área dedicada ao planeta e reproduz trajes, objetos, equipamentos, entre outros itens utilizados nas missões. Nos destaques estão a réplica da cápsula Orion - projetada para levar astronautas além da órbita baixa da Terra, em espaços profundos. Os visitantes também podem conhecer trajes como a icônica vestimenta laranja usada durante lançamento e retorno à espaçonave, além do Opportunity Rover, um veículo robótico que percorreu mais de 40 quilômetros no planeta vermelho e foi considerado um dos maiores sucessos da exploração espacial na busca de evidências de água, estudo de rochas, solos, paisagens e vestígios de vida fora da Terra.