
Oposição pede informações sobre obra da araucária derrubada
Vereadores pedem cópias das licenças emitidas

Os vereadores Professor Daniel (sem partido), Cícero Altreiter (MDB), Rodrigo Paim (MDB) e Renan Sartori (MDB) protocolaram um Pedido de Informação referente às licenças de instalação e demais autorizações necessárias para a liberação da obra na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Rissul. O documento será destinado ao Poder Executivo Municipal motivado pela derrubada de araucárias que se encontravam no local, episódio que chocou a comunidade gramadense na última semana.
O Executivo terá 30 dias para responder ao pedido dos vereadores da oposição.
Parceiros









Foram necessários quatro caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões-pipa (da Prefeitura de Gramado e de uma terceirizada da Corsan) para combater um incêndio que atingiu duas lojas na noite desta segunda-feira (30) na avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Augusto Zatti e Senador Salgado Filho. O incêndio começou por volta das 20 horas e atingiu as lojas Vida Ativa e Kit Pila. Imediatamente o Corpo de Bombeiros de Gramado foi acionado e compareceu com duas viaturas. Os Bombeiros de Canela enviaram outros dois caminhões. Ao todo foram utilizados 25 mil litros de água no combate às chamas. Por volta das 21 horas, o incêndio foi controlado.

Além do decreto que suspendeu a aprovação de noivos projetos de hotéis por 180 dias, o prefeito Nestor Tissot (PP) também anunciou nesta segunda-feira (30), um decreto que cria uma moratória para a instalação de novos restaurantes na área central de Gramado. O prazo da suspensão é por 180 dias e envolve a área na zona 1.1 do Plano Diretor. Na justificativa, Nestor citou "impactos na mobilidade urbana, na necessidade de água potável, no esgotamento sanitário, no turismo e na saúde pública". Um dos pontos mais impactantes é a existência de restaurantes cujas caixas de gordura transborda e acaba entupindo a rede pluvial da cidade. O prefeito também citou números para tomar a medida. Disse que Gramado possui hoje 318 restaurantes e estabelecimentos similares, totalizando 26.099 cadeiras.

O prefeito Nestor Tissot (PP) anunciou nesta segunda-feira (30), a moratória para a construção de novos hotéis e pousadas em Gramado. O decreto abrange os projetos com mais de 20 unidades pelos próximos 180 dias. Nestor embasou a decisão em números oficiais. De acordo com a justificativa, Gramado possui atualmente 216 meios de hospedagem, com um total de 24.722 leitos. Além disso 20 novos hotéis estão em construção, somando 9.912 leitos. Ele citou, ainda, que tramitam na Secretaria de Planejamento 33 projetos de instalação de hospedagem transitória, totalizando 1.419 leitos. Com isso, Gramado passará a contar, em um futuro próximo, com 36.103 leitos. Nestor disse que o excesso de oferta de leitos já impacta na redução da taxa de ocupação da hotelaria gramadense. De 63,7% em 2022, o índice passou a 61,4% em 202e e 45,3% em 2024.

Gramado celebrou neste domingo (29) o seu padroeiro: São Pedro. A programação começou às 10 horas, com uma missa na Igreja Matriz São Pedro, celebrada pelo pároco Neimar Kunker Pies. No início da cerimônia religiosa, os festeiros de 2025 carregaram a imagem do santo da porta de entrada da igreja até o altar. Junto, estavam 16 representantes de comunidades católicas que carregaram estandartes. Na homilia, Padre Neimar relembrou o fato de São Pedro ter negado Cristo por três vezes, fazendo uma analogia com os momentos de dúvidas que os cristãos muitas vezes carregam ao longo de sua vidas. Fez, ainda, um relato histórico da comunidade católica gramadense, iniciada com uma pequena capela em 1917. E celebrou os 90 anos da colocação da pedra fundamental do atual templo, no dia 29 de junho de 1935. Após a cerimônia religiosa, os fiéis se dirigiram ao Pavilhão São José Operário, no bairro Floresta, onde foi servido um churrasco. Centenas de fiéis também levaram o almoço para suas casas.

A gramadense Isadora Duarte, do Broadcast | Agência Estado foi eleita a terceira jornalista mais admirada da Imprensa do Agronegócio 2025. O prêmio é realizado pelo portal Jornalistas&Cia. Os vencedores foram selecionados em dois turnos de votação. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de terça-feira (24), em São Paulo. "A consistência com que a Broadcast | Agência Estado permanece entre os +Admirados da Imprensa do Agronegócio reflete o compromisso e a excelência contínua de nossos profissionais", afirma o diretor de Redação da Broadcast, Márcio Rodrigues. O grupo Estado também foi reconhecido na premiação pelo jornal O Estado de São Paulo, um dos três veículos da categoria "Veículo Geral", e pelo AgroEstadão como um dos três periódicos especializados.

Os altos volumes de chuva previstos para este final de semana acentuam o risco geológico em algumas áreas do Rio Grande do Sul. Movimentos de massa, como deslizamentos de solo e rochas e quedas de blocos de rochas, são mais suscetíveis de ocorrer quando o solo está encharcado. Conforme o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, com a previsão atualizada até domingo (29), a área de grande perigo meteorológico se expandiu mais ao norte do Estado, onde se acentuam os acumulados pluviométricos e se agravam as condições propícias para as ocorrências de eventos geológicos. Entre os 28 municípios com maior probabilidade de movimentos de massa, na classificação de Risco Alto a Muito Alto do Serviço Geológico do Brasil (SGB), está Gramado. Outros municípios próximos são Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Três Coroas e Igrejinha. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos, especialmente em encostas urbanas e nas localidades com cicatrizes de deslizamentos recentes, além de eventuais “quedas de barreira” à margem de estradas e rodovias. Esse prognóstico leva em consideração as últimas atualizações para riscos geo-hidrológicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), os registros existentes nos modelos geológicos, as cicatrizes de movimentos de massa de eventos anteriores e o cenário meteorológico mais crítico divulgado.
O prefeito Gilberto Cezar (PSDB) anunciou oficialmente o envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que propõe a doação do Parque do Palácio ao município de Canela. O anúncio foi feito na quinta-feira (26), em ato realizado no Palácio Piratini, sede do governo estadual, em Porto Alegre. A proposta representa um avanço rumo à solução de uma demanda que se arrasta há décadas. “Esse é um presente para o futuro da nossa cidade e, ao mesmo tempo, uma reparação histórica. O Parque do Palácio tem um valor simbólico imenso para todos nós", afirmou o prefeito. Com a doação oficializada, o objetivo da Prefeitura de Canela é transformar o Parque do Palácio em um espaço de uso social, verde, aberto à comunidade, com atividades culturais, educativas, turísticas e de lazer.

A Panvel está com mais de 20 vagas de emprego abertas em Gramado e região. As oportunidades são para a função de atendente de lojas. Para captar profissionais interessados, a empresa realiza nesta segunda-feira (30), às 14 horas, uma ação aberta junto ao Sine da cidade. Entre os requisitos para as vagas, é preciso possuir Ensino Médio completo, além de ter 18 anos ou mais. As ofertas de emprego também são abertas para pessoas com 50 anos ou mais, iniciativa alinhada com o Programa Geração 50+ da rede. A Panvel não exige experiência prévia, embora esse possa ser um diferencial. Entre os benefícios, a empresa oferece vale alimentação/refeição, convênio médico e odontológico, bônus por resultados e participação nos lucros, acesso ao WelHub (academias e bem-estar) e oportunidade de crescimento já nos primeiros meses.

O 40° Natal Luz vai acontecer entre 23 de outubro e 18 de janeiro de 2026. Nesta edição comemorativa, a GramadoTur, autarquia municipal responsável pelos eventos, confirmou as datas de duas atrações: o Grande Desfile de Natal e o Nativitaten. Os shows iniciam sempre às 20h. Enquanto o Nativitaten, que ocorre no Serra Park, terá 24 apresentações, o desfile, que será realizado novamente na avenida das Hortênsias, contará com 37 exibições. Em breve, a GramadoTur vai anunciar mais duas atrações. Os ingressos serão lançados para venda em julho, pelo site www.natalluzdegramado.com.br.

A Rede Laghetto inicia a temporada de inverno com ótimas perspectivas de ocupação em seus hotéis em Gramado e Canela. A rede conta com 12 unidades em Gramado e duas em Canela, consolidando-se como uma das principais opções de hospedagem na região durante a estação mais charmosa do ano. Para este final de semana, a Laghetto já registra mais de 90% de ocupação nos hotéis das duas cidades, reflexo do aumento da demanda por experiências aconchegantes, gastronômicas e culturais que a Serra proporciona durante o inverno. Segundo Cristiane Mörs, diretora de vendas e marketing da Rede Laghetto, "a expectativa para o inverno nos hotéis da Serra é maravilhosa". "Estamos preparados para receber nossos hóspedes com conforto, segurança e a hospitalidade que é marca registrada da Laghetto. O frio atrai visitantes de todas as partes do Brasil e estamos confiantes de que teremos uma temporada muito aquecida”, afirma a executiva.