
Olivicultura celebra crescimento com abertura da colheita
RS é o maior produtor de olivas e azeites do país

Pela primeira vez, a abertura oficial da colheita de olivas no Rio Grande do Sul ocorreu em Gramado. O ato, organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura e Prefeitura de Gramado, foi realizado no Olivas de Gramado, na manhã desta sexta-feira (16).
Além dos discursos, o evento foi marcado por palestras, degustação e outras atividades. Foram debatidos temas como a sustentabilidade nas propriedades, o olivoturismo e o reconhecimento do produto nacional.
O governador Eduardo Leite (PSDB) aproveitou para parabenizar os produtores que ousaram, empreenderam e acreditaram no setor. "Fazer um evento aqui em Gramado, neste empreendimento, que é provavelmente o maior empreendimento de olivoturismo do mundo, coloca em destaque a capacidade de produção do nosso Estado", destacou Leite.
André Bertolucci, azeitólogo e sócio do Olivas de Gramado, chamou a atenção para a fonte de inspiração do empreendimento. "Fomos nos inspirando com o que faziam na Europa. Os pioneiros aprenderam e plantaram aqui no Rio Grande do Sul a olivicultura, que hoje já colhe frutos, pois é uma olivicultura muito premiada. É gratificante, é muito trabalho, muito suor, muito amor envolvido", destacou André.
Parceiros

















