Nova subestação da RGE vai beneficiar Gramado e região

Uma central elétrica com uma grade amarela e um céu azul ao fundo.

A RGE inaugura na próxima terça-feira (24) a nova subestação de energia elétrica em Gramado. Com investimentos de R$ 39,4 milhões, a nova unidade vai beneficiar 64,5 mil clientes de Gramado e Nova Petrópolis.


A nova estrutura conta com dois transformadores e quatro módulos de alimentadores, totalizando potência de 12,5 MVA. O investimento integra também o seccionamento da linha de distribuição entre as Subestações Nova Petrópolis 2 e Gramado, permitindo que os consumidores sejam abastecidos por qualquer uma das duas fontes.


(Foto: Divulgação)

Parceiros

Um navio de cruzeiro está flutuando em cima de um corpo de água.
A green sign that says atendimento proximo para quem deseja solucoes
Um homem e uma mulher estão se abraçando e sorrindo.
A purple sign that says conheca a maior rede de lavanderias do brasil e do mundo em canola
Um logotipo de uma empresa chamada mdr em um fundo cinza.
Um homem e uma mulher estão sentados à mesa conversando.
Um homem está sentado a uma mesa comendo e bebendo vinho
Um homem fantasiado de mago está ao lado de um dinossauro.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
Até o próximo domingo (18), o Hotel Sesc Gramado promove uma programação especial em homenagem à tradicional Festa da Colônia, um dos eventos mais emblemáticos da cidade. Durante o período, a recepção do hotel está decorada com um cenário temático, oferecendo aos hóspedes um espaço encantador para fotos e interação com elementos que celebram a cultura e os costumes dos colonizadores da região. Logo no primeiro dia da programação, dia 2 de maio, os visitantes foram recebidos com uma feirinha de frutas e produtos orgânicos da Família Marcon, integrante do grupo ecológico EcoGramado e certificada com o selo de conformidade orgânica. Os hóspedes puderam degustar geleias, sucos e frutas frescas, além de adquirir produtos diretamente dos produtores, fortalecendo o apoio ao pequeno agricultor local. A próxima feira acontece no domingo (18), das 8h às 10h, oferecendo mais uma oportunidade para celebrar os sabores e tradições de Gramado.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
Com a exposição das principais coleções primavera/verão de 220 marcas, inicia nesta terça-feira (13), no Serra Park, o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. A expectativa tanto da indústria como do varejo é que este será o momento nervoso da comercialização anual, já que estes lançamentos para a temporada quente do ano representam cerca de 70% dos negócios setoriais. O evento vai até quinta-feira (15). Marcas renomadas da indústria participam da feira com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Bebecê, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Novopé e Mormaii. Nesta 31° edição do SICC, o eMerkator Talks promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. Outra atração da feira será o Museu Nacional do Calçado (MNC) que vai expor uma seleção única de calçados e acessórios, mostrando peças temática da coleção Stravaganza.
Por Miron Neto 13 de maio de 2025
O cultivo de abelhas sem ferrão é a novidade apresentada por Stéfani Barbosa, do Apiário Rainhas de Gramado, da Linha Marcondes, na Festa da Colônia. Também conhecidas como indígenas ou nativas, as abelhas sem ferrão possuem peculiaridades de manejo e podem ser criadas em casas ou apartamentos. Conforme a meliponicultora, o objetivo é quebrar estigmas sobre o cultivo e conscientizar a população sobre a importância das abelhas. Stéfani destaca que quis trazer uma proposta diferente para mostrar que a abelha não é só mel. “Elas oferecem um leque de possibilidades, como os melicosméticos. É possível fazer óleos, sabonetes à base de glicerina e mel, velas de cera de abelha e outros produtos com inúmeros benefícios para a saúde. Sem as abelhas, o mundo pode acabar em cinco anos”, alerta. Além de passar curiosidades, Stéfani comercializa produtos à base de mel e enxames prontos para produção. Os enxames são vendidos por valores que partem de R$ 350.
Por Miron Neto 12 de maio de 2025
Desde a reativação da coleta de resíduos verdes, reiniciada em 10 de abril pela Prefeitura de Canela, por meio de empresa contratada, um volume imenso já foi retirado das ruas. De acordo com a pasta, já foram recolhidos aproximadamente 1.496 m³ de resíduos verdes nos bairros da cidade, conforme cronograma de recolhimento. Ou seja, um equivalente a quase 100 caminhões cheios de resíduos coletados. Diariamente são recolhidos pela empresa cerca de 68 m³ deste tipo de resíduo na cidade. A diretora do Departamento de Coleta Seletiva da pasta, Laci Gross, destaca que é muito grande a quantidade de lixo verde em todas as localidades. “É provável que estes resíduos estavam acumulados há mais de um ano”, analisa. Laci alerta que os resíduos verdes como grama, grinfa, folhas e restos de jardinagem devem estar ensacados para serem recolhidos. Já os galhos de podas e vegetação tombada devido a fatores climáticos não precisam estar ensacados para a realização do serviço.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
O Desfile de Carreta da Festa da Colônia voltou a ser realizado nesta 34ª edição do evento. Com as chuvas de maio de 2024, que cancelaram a festa, a tradicional carreata pela avenida Borges de Medeiros não foi realizada. Em seu retorno, o desfile reuniu 35 carretas puxadas por bois – um número recorde – na tarde do último sábado, dia 10. O cortejo mostra o cotidiano da vida no interior, homenageando as etnias alemã, italiana e portuguesa. Nas carretas, estavam retratados os produtos coloniais, as ferramentas de trabalho e os hábitos e costumes dos agricultores gramadenses. O cortejo saiu do ExpoGramado e percorreu a avenida Borges até a Igreja Matriz São Pedro, de onde retornaram ao local da festa. O trajeto foi animado pelas bandas típicas Tannnewald, Sol de Verão, Saxônia e Bom de Baile, além do coral Cantadores Açorianos de Santo Antônio da Patrulha. Quem não conseguiu assistir, terá a oportunidade no próximo sábado, dia 17, às 15h, quando ocorre o segundo Desfile de Carretas.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
Nos dias 17 e 18 de maio, Gramado promove mais uma edição do Festival Caminhos de Outono, iniciativa que transforma a charmosa rua João Alfredo Schneider em um corredor artístico a céu aberto. Das 10h às 18h, o público poderá vivenciar uma programação gratuita e sensorial, com mais de 30 atrações culturais em meio ao cenário deslumbrante dos plátanos dourados típicos da estação. O evento chega à sua terceira edição reunindo música, dança, teatro, pintura ao ar livre e performances que exaltam o talento local e a diversidade artística da região. O festival também conta com estações de gastronomia, vinhos e drinks, reforçando a proposta de oferecer momentos de convívio, contemplação e prazer estético.
Por Miron Neto 11 de maio de 2025
A foto acima mostra o estacionamento do ExpoGramado no final da tarde deste sábado (10). Quase todas as vagas ocupadas, menos a área aterrada de um antigo lago, onde as vertentes mostram resistência e resiliência. A ordem para aterrar o lago surgiu em meados de 2022. A autorização foi dada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em meio a uma troca de secretários. Em março de 2023, a direção da GramadoTur começou a aterrar o lago, sob o argumento de que precisava aumentar a área de estacionamento. Frequentadores do local protestaram, afirmando que o lago era formado por vertentes. A GramadoTur e o prefeito Nestor Tissot (PP), durante o lançamento da Festa da Colônia daquele ano contestaram, mas, passados mais de dois anos do ocorrido, a natureza está dando sinais claros de protesto.
Por Miron Neto 10 de maio de 2025
Mais uma vez, os gramadenses demonstraram seu espírito de solidariedade e compareceram em bom número para a ação de coleta de sangue, realizada quinta-feira (8), na Escola Municipal Senador Salgado Filho, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). Em apenas quatro dias preencheram as 120 vagas disponíveis. O resultado foi a arrecadação de 77 bolsas de sangue, que é considerado um grande resultado pela assistente social do Hemocs, Clarisse Ferreira da Rosa. “Gramado sempre é uma cidade parceira! Estamos com o estoque baixo de tipos sanguíneos de emergência e mobilizações como esta são fundamentais para salvar vidas”, avalia Clarisse.
Por Miron Neto 9 de maio de 2025
O Galeto Mamma Mia inaugurou no dia 28 de abril a sua oitava unidade em Santa Catarina, desta vez no Garten Shopping, em Joinville. Com 40 anos de história, a marca é reconhecida por manter viva a tradição da culinária dos imigrantes italianos, que conquistou gerações no Rio Grande do Sul. A chegada à cidade ocorre em um momento especial: a celebração dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, reforçando o elo cultural que inspira a proposta gastronômica do Mamma Mia. Um dos pontos altos da noite foi a apresentação do Circolo Italiano de Joinville, que encantou o público com danças típicas e músicas tradicionais, transportando os convidados para um verdadeiro clima italiano.
Por Miron Neto 9 de maio de 2025
A Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado mudou a estratégia para tirar do papel o projeto da RS-466, que vai ligar o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, à Região das Hortênsias. A pasta já tentou realizar duas licitações para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental, mas em ambas a empresa vencedora não atendeu aos requisitos técnicos exigidos. Agora, a secretaria decidiu contratar o estudo e o anteprojeto da obra de maneira conjunta, para dar mais agilidade ao processo. A expectativa é que, até 2026, se tenha o anteprojeto pronto para que a obra seja viabilizada. O trajeto definitivo do acesso vai depender do resultado do estudo. Uma das possibilidades cogitadas anteriormente seria a ligação através da Linha Pedras Brancas, em Gramado. O trajeto, no entanto, tornaria mais onerosa a construção da ligação, pois somente uma ponte custaria R$ 100 milhões.
Mais Posts