
Franquia Quiero Café abrirá unidade no Centro de Gramado
Marca vai do café da manhã ao jantar

Ainda este ano, a franquia Quiero Café abrirá uma unidade em Gramado. Será na avenida das Hortênsias esquina com a rua Ângelo Bisol, no Centro da cidade, onde funcionou durante vários anos a Imobiliária Monte Verde.
Inaugurado em setembro de 2015 no município de Teutônia, o Quiero Café nasceu "com o objetivo de combinar um ambiente acolhedor com produtos de qualidade e atendimento próximo e verdadeiro", conforme seu site. Desde o início a marca oferece opções que partem do café da manhã, passam pelo almoço a qualquer hora, lanche da tarde e finalizam o dia com um happy hour ou jantar.
Atualmente, a Quiero Café possui 67 lojas distribuídas entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Parceiros









Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde esta semana mostram que Gramado registrou um total de cinco óbitos em 2025 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025. Das cinco mortes, quatro foram pelo vírus Influenza e um por outro vírus respiratório. No total, houveram 67 hospitalizações por SRAG, sendo 17 por Influenza, 26 por outro vírus respiratório e 22 por um vírus não especificado. Ou seja, apesar de ser o vírus com menos internações, o Influenza responde por 80% das mortes ocorridas este ano. Em 2024 foram registradas 107 hospitalizações em Gramado, com 15 óbitos, sendo 4 por Covid-19. Este ano não houve registro de óbito por Covid.

De folga na rodada desta quarta-feira (23), o Gramadense perdeu a vice-liderança da Segundona Gaúcha para o Inter-SM, que venceu o União Frederiquense por 1x0. A única boa notícia vinda dos adversários foi a vitória do eliminado Glória sobre o Veranópolis por 1x0. Com o resultado, o VEC caiu para a quinta colocação, mas continua a um ponto do Gramadense. Quem passou a ter os mesmos 24 pontos do Gramadense é o Passo Fundo, que empatou em 0x0 contra o Grêmio Bagé, mas que ocupa a quarta colocação pelo critério de saldo de gols. Com os resultados da rodada, o Gramadense precisa pontuar na última rodada contra o Novo Hamburgo, domingo (27), no Estádio do Vale, para ficar entre os primeiros quatro colocados, o que daria o direito de decidir em casa a segunda partida do octogonal. Se a equipe treinada por Carlos Moraes empatar, terá que torcer por resultados paralelos de Passo Fundo e Veranópolis.

Há 30 anos, o programa A União Faz a Vida apoia a transformação da educação em diferentes realidades, valorizando o olhar das crianças, o papel dos professores e a participação da comunidade. Presente em toda a área de atuação da Sicredi Pioneira, ele mobiliza escolas para construir, de forma coletiva, uma aprendizagem conectada à cidadania e à cooperação. Neste período, milhares de projetos já foram realizados, envolvendo centenas de educadores para materializar histórias marcantes de protagonismo infanto-juvenil. Na região de atuação da Sicredi Pioneira, mais de 100 escolas participam da iniciativa atualmente. No A União Faz a Vida, tudo começa com uma pergunta exploratória, originada da curiosidade dos alunos. A partir dela, são desenvolvidos projetos e expedições investigativas, que conectam o conteúdo escolar ao cotidiano.

Quem passa pela rua Emílio Leobet tem notado os tapumes e as máquinas trabalhando na encosta, que compreende também as ruas Amazonas e Gil, numa área de superfície aproximada de 9,5 hectares. No local, está sendo feita a implantação de drenos sub horizontais profundos que fazem a captação e condução das águas no subsolo. A área foi uma das mais afetadas com as fortes chuvas de 2024. Essa é a primeira etapa dos trabalhos no local. Já foram feitos 22 furos, de um total de 70 e em cada furo é inserido um cano de 30 metros, para a drenagem da água. O projeto para realização dos serviços tem como base o estudo do engenheiro civil Luiz Bressani, da BSE Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura de Gramado. Ainda conforme o levantamento feito pelo engenheiro, a movimentação de terra no local é muito lenta e a obra não apresenta risco para pedestres, moradores e veículos que trafegam no local. A estimativa é que essa primeira etapa, que esta sendo realizada pela empresa Ponthual Construções e Saneamento , seja finalizada em 45 dias, com um investimento de R$ 678,5 mil.

O segundo bota-fora de resíduos eletrônicos e volumosos, promovido pela Prefeitura de Canela, recolheu 12 toneladas de materiais inservíveis no último sábado (19) nos bairros Santa Marta, São José e Dante. Esta foi a terceira etapa do projeto piloto socioambiental do programa Ecocidadania nessas localidades. Ao todo, cinco caçambas de resíduos foram retiradas das ruas dessa região da cidade, sendo aproximadamente 20% itens eletrônicos como celulares, periféricos de computador, televisores, entre outros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, que coordena a iniciativa, a próxima etapa nessas comunidades será nesta sexta-feira (25) quando farão um trabalho focado nos animais. Com orientações e dando encaminhamentos, o objetivo dessa ação será otimizar castrações, microchipagem dos cachorros e gatos. Também haverá ações direcionadas aos resíduos domiciliares e em áreas verdes.

O Natal Luz chega à sua 40ª edição consolidado como o maior evento natalino do Brasil. Este ano serão 88 dias de programação, entre 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. O cronograma para venda de ingressos dos espetáculos Nativitaten e Grande Desfile de Natal já está definido. Nesta segunda-feira (21), foi aberto o cadastramento de novas agências de turismo - as agências já cadastradas não precisam se recadastrar. O link de cadastro para agências é https://natalluz.eleventickets.com/agencia#!/cadastro. No dia 28 de julho, começam as vendas exclusivas para agências. Os clientes Bradesco, apresentador do evento, terão prioridade com a abertura de vendas no dia 1º de agosto, e o público geral poderá garantir seus ingressos a partir de 8 de agosto.

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), promoveram na semana passada, uma reunião para discutir parcerias visando ampliar, de forma conjunta e cooperada, as ações de Educação Ambiental na Serra. Na oportunidade, a secretaria propôs o desenvolvimento de ações que contemplem a região, com o propósito de estimular a troca de experiências e conhecimentos entre os municípios e difundir a Educação Ambiental. A ideia proposta para equipe de Educação Ambiental do Ibama é a promoção de oficinas destinadas aos órgãos ambientais municipais e secretarias da Educação da região, sendo que o evento deverá ser sediado em Gramado. Durante a reunião, os técnicos gramadenses apresentaram os temas e materiais elaborados aos analistas do Ibama, que demonstraram grande interesse em elaborar atividades cooperadas para ampliação da promoção das ações de Educação Ambiental. “O objetivo é estimular o aprimoramento de ações que visam a proteção do meio ambiente, reafirmando que a Educação Ambiental é uma ferramenta transformadora da sociedade”, avalia a secretária do Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira.

O Olivas de Gramado vem ganhando cada vez mais projeção internacional. Recentemente, a marca conquistou mais uma importante premiação. Após a prata no EVOO International Olive Oil Contest, realizado na região da Calábria, na Itália, em maio, o Terroir Serrano, fabricado pelo Olivas, foi avaliado como um dos melhores extravirgens no Concurso Mundial de Azeites de Oliva do Mediterrâneo, realizada em Israel. A competição é homologada pelo EVOO World Ranking, circuito que reconhece os melhores azeites do planeta em competições de elevado padrão técnico e credibilidade internacional. Depois de ser analisado por 27 juízes internacionais de altíssimo renome, o Terroir Serrano foi agraciado com medalha de ouro. O rótulo é um blend de campo multivarietal intenso de Koroneiki, Frantoio e Picual. Na edição deste ano, 558 azeites de oliva extravirgem de 19 países participaram do concurso.

A Roda Canela acaba de lançar uma nova experiência: cabines tematizadas, que transformarão o tradicional passeio em momentos ainda mais inesquecíveis. A primeira delas é fruto de uma parceria com a marca Criamigos, referência nacional na personalização de ursos de pelúcia e no universo da infância afetiva. A Cabine Criamigos oferece uma experiência exclusiva para até quatro pessoas, combinando o visual único da região vista do alto com o encantamento lúdico que é marca registrada da Criamigos. O pacote inclui uma volta na Roda Canela em cabine exclusiva e decorada, um chocolate quente por pessoa (até quatro unidades), balas de goma (160g) e dois ingressos para o Parque Mundo Criamigos, localizado no centro de Gramado. A cabine tematizada da Criamigos estará disponível até janeiro de 2026, com venda antecipada pelo site da Roda Canela, garantindo descontos pela plataforma, ou diretamente na bilheteria, sujeita à disponibilidade.

A rede de farmácia Maxxi Econômica fechou a sua loja em Gramado. A unidade ficava na esquina da rua São Pedro, esquina com a rua Eusébio Balzaretti, e o ocupava uma área de aproximadamente 200 metros quadrados. Ela ficava em uma esquina que possui outras duas farm´pacias: a São João e a Poupar Mais. A rede chegou a ter 150 lojas em 2022, mas a enchente de maio de 2024 custou caro. Em entrevista para o jornal Zero Hora, no ano passado, o sócio-diretor Diones Marin disse que "a enchente nos pegou de jeito". "A empresa já estava diminuindo o tamanho - de 150 a 100 unidades em dois anos, com o encerramento de lojas deficitárias, disse ele. Com a inundação a Maxxi fechou outras 20. O prejuízo passou dos R$ 10 milhões. Em seu site, a Maxxi Econômica diz que possui 140 lojas.