
Desfile Cívico ocorre neste sábado na avenida das Hortênsias
Programação começa às 10 horas
Com a previsão de tempo bom e temperaturas amenas, a Secretaria da Educação de Gramado confirma a realização do 1º Desfile Cívico do município para este sábado (6), a partir das 10 horas, no Centro da cidade. A celebração inicia pela rua Garibaldi, passa pela avenida das Hortênsias e segue até a rua São Pedro, com concentração das escolas e entidades na Borges.
Entre escolas, bandas e entidades, 35 blocos percorrerão as vias centrais, interagindo com a comunidade gramadense e os turistas.
Não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo ao longo de todo o sábado. Já no domingo, feriado de 7 de Setembro, a cobrança será restabelecida. O acesso ao Hospital Arcanjo São Miguel, durante o desfile, ocorrerá pelas ruas Papa João XXIII (RS-235) e Garibaldi, com a presença de agentes de trânsito orientando os motoristas.
Parceiros









Construtora catarinense com 45 anos de mercado, a Saes Empreendimentos entra no mercado gaúcho com um prédio residencial de R$ 60 milhões no bairro Planalto, em Gramado. O BaumHaus usa a técnica japonesa Yakisugi, que queima a superfície da madeira para deixá-la mais resistente a fogo, insetos e fungos. Sua aparência fica escura e rústica. A edificação terá 43 apartamentos de até 141 metros quadrados em seis andares, com seis mil metros quadrados de área construída. Os preços não foram informados ainda. A área de uso comum terá espaços convencionais, como lavanderia, local de trabalho compartilhado (coworking) e reuso de água da chuva. O projeto é do arquiteto francês Greg Bousquet, do Architects Office (AO). Em Santa Catarina, a Saes tem projetos em Itajaí, Camboriú, Itapema e Gaspar, além de um complexo logístico em Navegantes, o Ciway 470. As informações são da colunista Marta Sfredo, do jornal Zero Hora.

Desde sempre, um dos primeiros desafios do turismo de Gramado foi aumentar o tempo de permanência do turista na cidade. Dados do 14º boletim do Observatório do Turismo, apontam que o número médio de pernoites em outubro chegou a seis. É a o maior número da série iniciada em 2023. O fluxo total de visitantes únicos manteve a tendência de alta observada ao longo de 2025, registrando crescimento de 19,21% em relação a outubro de 2024, o 6º mês consecutivo de expansão. O volume de turistas com pernoite também apresentou bom desempenho, com avanço de 27,64% no mesmo comparativo e igualmente alcançando seis meses seguidos de alta.

A noite de sexta-feira (5) ganhou brilho especial em Canela com a primeira descida de rapel do Papai Noel da torre da Catedral de Pedra. Antes mesmo do início do espetáculo, uma multidão já se concentrava em frente à Igreja Matriz, tomada pela expectativa e pela magia natalina. Olhares curiosos — de crianças e adultos — subiam em direção à torre de 65 metros, aguardando ansiosamente o momento em que o Bom Velhinho faria sua grande aparição. O espetáculo, com cerca de 15 minutos, teve início com projeções que tomaram toda a fachada da Catedral. Em seguida, cenas teatrais envolveram o público até que, finalmente, Papai Noel surgiu no alto da torre acompanhado de seus gnomos ajudantes, arrancando suspiros, flashes e aplausos. A descida radical e vibrante marcou o ápice da noite. Ao tocar o chão, o Bom Velhinho foi recepcionado pelo pelotão do Corpo de Bombeiros Mirim de Canela, que o “escoltou” pela rua Felisberto Soares até a Praça do Sonho (Praça João Corrêa). No percurso, Papai Noel distribuiu carinho, fotos e sorrisos. A descida de rapel integra o espetáculo “Contos da Catedral: O Segredo do Velho Noel”, ponto alto do 38º Sonho de Natal de Canela. .

Nem as obras de duplicação de abastecimento e a colocação de novos reservatórios em Gramado foram suficientes para evitar a falta de água. Neste sábado (6), diversos moradores postaram vídeos e reclamações denunciando a falta de água, justamente em um dia onde a temperatura passou dos 30 graus. A Corsan reativou, neste domingo (7), os geradores que atendem o sistema do Poço da Faca para manter o abastecimento em regiões de Gramado e Canela. Pela manhã, a RGE confirmou a normalização do sistema, através do protocolo emitido, permitindo a religação do sistema. Porém, uma nova falha no fornecimento exigiu a reativação dos geradores, garantindo a continuidade da operação do abastecimento de água. "Em razão da falha elétrica, áreas mais altas de Gramado podem apresentar redução de pressão ou interrupções temporárias. Com a operação dos geradores e a estabilização da rede elétrica, o fornecimento será restabelecido de forma gradual", informou a Corsan. O problema é mais sério de que a maioria imagina, e não passa pela Corsan. A RGE precisa realizar investimentos na rede elétrica próximo à região do Posto da Faca, depois que algumas torres caíram em virtude de rachaduras no solo provocadas pela enchente de maio de 2024.

A Vigilância em Saúde Ambiental de Gramado está intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do calor e das condições que favorecem a proliferação do vetor, a equipe redobrou a atenção e ampliou as atividades em todo o município. Ao longo desta semana, os agentes de combate a endemias reforçaram o trabalho em campo com a aplicação de inseticida residual em diversos pontos estratégicos. A ação contemplou locais mais vulneráveis ao surgimento de criadouros, como cemitérios, floriculturas, borracharias e ferros-velhos, que também passam por inspeções regulares a cada 15 dias. O inseticida residual utilizado possui ação prolongada, permanecendo ativo por várias semanas nos ambientes tratados. Essa estratégia reduz de forma significativa a presença do mosquito e aumenta a proteção das áreas classificadas como de maior risco.

Em outubro, o crescimento de empregos formais em Canela teve um ritmo mais forte, doque meses anteriores. Foram criados 116 novas vagas com carteira assinada, de acordo com os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal. Foram 881 admissões e 765 demissões. No acumulado do ano, a economia canelense criou 591 vagas com carteira assinada, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses este n´pumero chegou a 639. Isso representou um aumento de 6,35%.

A recuperação do número de empregos formais vem sendo consistente, após os prejuízos causados pelas fortes chuvas de 2024. Até outubro, Gramado criou 729 vagas de emprego formais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizado esta semana. O recorte dos últimos 12 meses mostra uma recuperação ainda mais consistente. Entre novembro de 2024 e outubro de 2025 foram geradas 1.205 vagas com carteira assinada, o que representou um crescimento de 6%. Com isso, o estoque de empregos foi a 21.006, número recorde na história de Gramado. Durante o mês de outubro de 2025, foram criadas 50 novas vagas, resultado de 1.429 admissões e 1.379 demissões.

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (3), em Porto Alegre, apresentou as novidades do Gramado Summit para 2026. A 9ª edição ocorrerá de 6 a 8 de maio, no Serra Park, em Gramado. O lançamento reuniu autoridades, parceiros e representantes do ecossistema de inovação. Entre as atividades promovidas pelo governo do Estado - correalizador do evento, está um estande que terá cerca de 100 palestrantes com foco no fomento ao ecossistema de inovação. Também haverá ações sociais, dando espaço a alunos de escolas públicas para que eles participem do evento e apresentem projetos na Arena de Conteúdos. Além disso, o número de startups selecionadas pelo Programa Startup Lab deve passar de 30, em 2025, para 40 em 2026. O CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, levou ao lançamento os nomes de alguns participantes já confirmados, entre os quais: o sobrevivente do desastre dos Andes, Gustavo Zerbino; a psicanalista Maria Homem; o antropólogo autor de “Coisa de Rico”, Michel Alcoforado; a atriz Danni Suzuki; os empresários Marcus Buaiz e Lásaro do Carmo Jr.; e a escritora Leila Ferreira, autora do livro “A arte de ser leve”.

A atmosfera de Natal já pode ser sentida no QG da Heróis da Pizza, em Gramado. Luzes, decoração especial e uma ambientação cuidadosamente preparada recebem moradores e visitantes até 30 de dezembro, criando um clima acolhedor e festivo para quem deseja aproveitar a temporada no espaço temático. Durante todo o mês, a Missão Natalina transforma o espaço de 1.000 m² em um espetáculo de entretenimento gastronômico. Entre os destaques da programação está o pocket show natalino, uma apresentação de música, emoção e personagens que acontece sempre às terças, quintas e domingos. Nessas mesmas noites, o público também recebe a visita especial do Papai Noel. O cardápio ganha itens criados especialmente para a temporada. O drink Aurora Galáctica, feito com gin, frutas vermelhas e finalização com espumante Brut Prosecco, adiciona um toque festivo à noite. Já a estrela doce do Natal, a Pizza de Chocotone, elaborada com chocolate ao leite e pedaços de chocotone, pensada para traduzir o sabor aconchegante do Natal.

A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã desta quinta-feira (4), um vereador de Canela acusado de coagir um cidadão para que retirasse uma denúncia envolvendo supostas irregularidades no Hospital de Caridade. A ação ocorreu no bairro Santa Marta e é resultado de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Canela. De acordo com a investigação, o caso teve início quando um morador protocolou na Câmara Municipal uma denúncia relatando possíveis desvios de verbas na instituição de saúde. Ao tomar conhecimento da acusação, o vereador teria ido até a residência do denunciante e feito ameaças que o levaram retirar a denúncia. A vítima, ouvida duas vezes na Delegacia de Polícia, relatou ter temido por sua segurança, o que acabou comprometendo o andamento do processo administrativo que apurava as irregularidades. O investigado responde pelo crime de coação no curso do processo, indicando os fatos que a ameaça não foi um ato isolado, mas direcionada a impedir a continuidade das investigações sobre possível uso irregular de recursos públicos e outras irregularidades eventualmente praticadas pelo vereador. O inquérito também aponta que o vereador possui histórico de envolvimento em outros procedimentos policiais, incluindo registros por peculato, corrupção passiva, crimes contra licitação e um inquérito anterior pelo mesmo crime de coação no curso do processo. Para o delegado Vladimir Medeiros, esse conjunto de antecedentes reforça os indícios de autoria e demonstra um padrão de comportamento voltado a dificultar ações de investigação e controle. Embora a Polícia Civil não tenha divulgado o nome do vereador, a coluna apurou que se trata de Leandro Gralha, do MDB.
