
Club Med recebe licença e anuncia hospital junto a sua área
Empresa anuncia pista de esqui outdoor

Durante evento no Gramado Tênis Clube neste sábado (24), os empreendedores do Club Med receberam a licença ambiental do empreendimento da Secretária Estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann. O governador Eduardo Leite (PSD) e o prefeito Nestor Tissot (PP) prestigiaram o ato.
Jaime Sirena, diretor do DC Set Group, disse que o empreendimento de mais de 200 hectares será a âncora da "nova centralidade", como é chamada a expansão urbana de Gramado rumo ao bairro Mato Queimado e Lageana. A centralidade mencionada por Sirena engloba 900 hectares de área total. Informou, ainda, que o projeto do novo complexo foi entregue sexta-feira (23) na Prefeitura de Gramado.
O CEO do Club Med para América Latina, Janyck Daudet, anunciou que a primeira etapa do projeto estará concluída em dezembro de 2026. Esta etapa engloba a abertura do resort, do centro de eventos, da pista de esqui outdoor e das Villas, compostas por 20 casas. Prometeu, ainda, que a empresa vai criar uma Escola de Hotelaria para formar profissionais para o mercado da região. Outro atrativo deverá ser uma pista de esqui outdoor.
Os empreendedores confirmaram que o complexo terá 147 chalés família que serão comercializados para investidores - sem o uso do sistema de multipropriedade, e que junto a área deverá ser concluído um hospital, iniciativa do empresário gramadense Luiz André Tissot. A casa de saúde teria a marca Sírio Libanês, que já presta consultoria para Tissot.
Parceiros








Uma ação integrada entre Prefeitura de Canela, Brigada Militar, Polícia Civil e Receita Federal, aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) no entorno da Catedral de Pedra para combater o comércio e a ocupação irregular em área pública. A operação iniciou por volta das 8 horas com a participação de 56 agentes públicos. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Fiscalização, Adriel Buss (União), o trabalho buscou garantir a livre circulação de pedestres e turistas, preservar a paisagem urbana em um dos principais cartões-postais do Brasil e reforça o princípio da isonomia em relação aos comerciantes regularmente estabelecidos. De acordo com o secretário, a Receita Federal verificou que todos os produtos apreendidos não tinham procedência.

Na noite da última sexta-feira (22), durante o B2Meet em Natal (RN), foi anunciado que Gramado será o destino oficial da Convenção FRT em 2026. O secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci (PP), acompanhado da supervisora de Ações e Promoções, Walquíria Proença, apresentou a novidade em grande estilo: a trupe do Natal Luz de Gramado subiu ao palco para um pocket show, revelando o destino do encontro que reunirá os agentes em 2026. Na ocasião, o secretário também anunciou uma campanha de vendas em parceria com a FRT, que terá como premiação um Mega Fam para Gramado, previsto para abril de 2026. Com mais de 20 anos de atuação no mercado turístico, a FRT é uma das três operadoras que mais comercializam o destino Gramado.

Em 20 de agosto de 1976 a sonda Viking 1 da NASA fez história e apresentou ao mundo as primeiras imagens do quarto planeta do sistema solar Neste mês, os fãs dos temas espaciais têm mais um motivo para visitar a Space Adventure, em Canela. Há 49 anos, a NASA divulgou as primeiras imagens feitas pela sonda Viking 1 que revelaram paisagens de Marte. A exposição em Canela, um dos maiores acervos da Agência Espacial Americana fora dos Estados Unidos, conta com uma área dedicada ao planeta e reproduz trajes, objetos, equipamentos, entre outros itens utilizados nas missões. Nos destaques estão a réplica da cápsula Orion - projetada para levar astronautas além da órbita baixa da Terra, em espaços profundos. Os visitantes também podem conhecer trajes como a icônica vestimenta laranja usada durante lançamento e retorno à espaçonave, além do Opportunity Rover, um veículo robótico que percorreu mais de 40 quilômetros no planeta vermelho e foi considerado um dos maiores sucessos da exploração espacial na busca de evidências de água, estudo de rochas, solos, paisagens e vestígios de vida fora da Terra.

O 53º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim neste sábado (23) depois de 11 dias de evento, reunindo cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas. O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos. O grande vencedor da 53ª edição foi "Cinco Tipos de Medo" (MT), de Bruno Bini, que levou para casa quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem para Bini, além do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. Esta foi a segunda vez em que um filme da região Centro-Oeste leva o prêmio maior do Festival de Gramado. No ano passado, triunfou Oeste Outra Vez, de Goiás. Laís Melo venceu o prêmio de Melhor Direção por "Nó" (PR), longa que também conquistou o Kikito de Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e foi eleito o Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri da Crítica. "Papagaios" (RJ), de Douglas Soares conquistou o prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular e também venceu os Kikitos de Melhor Direção de Arte (Elsa Romero), Melhor Desenho de Som (Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes) e Melhor Ator para Gero Camilo. O Kikito de Melhor Atriz foi para Malu Galli, por "Querido Mundo" (RJ), de Miguel Falabella.

Visando promover o envelhecimento ativo e saudável para pessoas com 50 anos ou mais, o Encontro Cultural do Programa Maturidade Ativa aconteceu de 18 a 21 de agosto, na cidade de Piratuba (SC), reunindo participantes de diversas regiões. O evento contou com representantes de Gramado: 22 integrantes do Programa Maturidade Ativa do Sesc local que curtiram os quatro dias de atividades no Estado vizinho. Na programação, estiveram apresentações musicais, bailes, almoços, jantares e passeios turísticos pela região. “A viagem foi um sucesso, todos se divertiram e aproveitaram para fortalecer laços e fazer novos amigos. A ação reforça as propostas do Sesc, sempre honrando com seus princípios de respeito à diversidade”, define a agente de programas sociais do Sesc Gramado, Daniele Cicarolli. O programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Com o objetivo de fortalecer e fomentar a prática esportiva para pessoas com deficiência, a Escola Maximiliano Hahn, no bairro Carniel, foi palco, sexta-feira (22), de uma partida especial de basquete em cadeiras de rodas. O jogo reuniu a equipe Leme Basquetchê, de Novo Hamburgo, além de atletas locais e de cidades vizinhas de Gramado, em uma celebração de esporte, inclusão e superação. A competição, que contou com mais de 15 atletas em cadeiras de rodas, integrou a programação da 7ª Semana da Pessoa com Deficiência de Gramado, um evento que promove debates, atividades culturais, esportivas e educativas em prol da acessibilidade e da participação social. A 7ª Semana da Pessoa com Deficiência segue até o dia 28 de agosto, com uma ampla programação que envolve escolas, entidades e a comunidade.

Arika Messa foi até a final do reality Chef de Alto Nível, mas não ganhou o prêmio de R$ 500 mil. O prêmio principal foi para Luiz Lira. A professora do Senac Gramado e consultora gastronômica, no entanto, faz uma avaliação positiva de sua participação no programa da Rede Globo. "Consegui mostrar minha brasilidade nos pratos. Fui uma competidora muito consistente. Consegui entregar tudo o que eu queria. Me dediquei para caramba. Estou muito feliz." Em sua passagem pelo Chef de Alto Nível - que terminou nesta quinta-feira (21), Arika ganhou uma prova na Fase de Times e duas provas na Fase Individual.

Representantes da Secretaria da Saúde de Gramado estiveram em Porto Alegre na quarta-feira (20) para participar da cerimônia de entrega do Selo Município Amigo da Vacina, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. Gramado foi reconhecido com o Selo Bronze na categoria Teens, ao atingir cobertura vacinal igual ou superior a 90% na imunização contra o HPV entre adolescentes e pré-adolescentes de 9 a 14 anos (primeira dose). A distinção valoriza municípios que têm se destacado no cuidado com a saúde pública, promovendo a vacinação como uma prioridade.

Com a adoção de práticas sustentáveis, o Wyndham Gramado Termas conseguiu uma redução de 70% nas emissões de carbono. Uma das principais ações para o resultado é o uso de biomassa para o aquecimento de água, o que levou a uma redução de 60% no consumo de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Além disso, a estação de tratamento de efluentes do hotel, equipada com sistemas avançados de reuso de água, obteve uma média de 71% de redução no uso de insumos, aprimorando a eficiência na gestão dos recursos hídricos. O gerente geral do empreendimento, Alejandro Geis (foto) , destaca que essas práticas não só alinham o hotel com os objetivos do programa Wyndham Green, mas também fortalecem sua posição competitiva no mercado ao atrair hóspedes que valorizam a responsabilidade ambiental. Para reforçar o compromisso sustentável, o Wyndham Gramado utiliza sistemas de iluminação eficientes e produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis. De acordo com o executivo, o programa de reciclagem e a gestão de resíduos minimizam o impacto ambiental, promovendo uma economia circular. A política de compras verdes, que prioriza fornecedores sustentáveis e materiais eco-friendly, reforça ainda mais esse compromisso.

Consultora e professora do Senac Gramado, a chef Arika Messa está na final do programa Chef de Alto Nível, exibido pela rede Globo. Ele vai disputar o prêmio de R$ 500 mil com Lira e Mamede. O vencedor também terá mentoria exclusiva com os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, além de uma imersão no Outback. Arika, de 42 anos, é formada pela Unisinos, e trabalhou em diversos restaurantes e hotéis de Gramado e Canela. E la ganhou três provas no reality. Em uma, inclusive ela venceu com chips de jiló, ingrediente que ela nunca tinha comido anteriormente. A final do reality culinária será exibida ao vivo na quinta-feira (21), após a novela Vale Tudo.