
Adotando versão oficial, Folha prevê 'melhor Natal Luz em 10 anos'
Jornal diz que efeito das chuvas afastou turistas gaúchos

Acostumado a ter um olhar crítico sobre versões oficiais, o jornal Folha de São Paulo acolheu a narrativa da GramadoTur e colocou, sexta-feira (22), um título de matéria totalmente contrário aos fatos: 'Mesmo após enchentes, Gramado (RS) prevê melhor "Natal Luz' em 10 anos". Como se sabe, a movimentação é bem abaixo de anos anteriores.
No subtítulo da matéria, o jornal paulista, acolhendo a versão oficial afirma que "conforme organização do Natal Luz, impacto econômico da chuva pode ter afastado turistas gaúchos.
O texto começa com a citação dos números inexatos do nosso turismo: "Com previsão de público de 2,2 milhões de visitantes, cerca de 17,5% do estimado para visitar a principal cidade turística do Rio Grande do Sul ao longo de um ano, Gramado comemora neste final de 2023 o melhor Natal dos últimos dez anos", conforme a GramadoTur, entidade que organiza o Natal Luz". "O número vem apesar de uma queda acentuada na proporção de turistas da região Sul, especialmente do próprio Rio Grande do Sul", complementa a matéria.
Em entrevista ao jornal paulista, a presidente da GramadoTur, Rosa Helena Volk, diz: "O nosso estado costumava ser o terceiro com maior número de visitantes, depois de São Paulo e Rio. Em 2023, é apenas o sétimo colocado. Ainda precisamos investigar esses dados, mas nosso primeiro palpite é que as enchentes tiveram um impacto econômico em muitas regiões e afetou o turismo".
Parceiros
















