
11ª edição do Salão de Gramado será entre 15 e 18 de junho
Projeto de Importadores é novidade
Reunindo expositores do setor moveleiro de todo o Brasil, o Salão de Gramado chega a sua 11ª edição e será entre os dias 15 e 18 de junho, no Serra Park, em Gramado. Este evento é uma importante vitrine para o setor moveleiro de todo país, apresentando as últimas tendências e inovações em design e fabricação de móveis.
Neste ano, o Salão de Gramado traz uma novidade que promete intensificar ainda mais os negócios internacionais: seu próprio Projeto de Importadores. Este projeto visa atrair lojistas de diversos países da América Latina, criando uma plataforma de negócios que visa fomentar as exportações e promover a economia do setor moveleiro brasileiro.
Já confirmaram presença empresários da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Colômbia. Com a inclusão do Projeto de Importadores, espera-se que o evento fortaleça ainda mais a posição do Brasil como um importante player no mercado moveleiro global. Este tipo de iniciativa é crucial para o crescimento e a sustentabilidade do setor, especialmente em tempos de desafios econômicos globais.
Parceiros









A investigação da Polícia Civil sobre a morte de um casal de turistas no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, concluiu que houve falha mecânica no carrinho elétrico que caiu no lago, em julho de 2025. No acidente, morreram Natalino de Vargas Domeraski e Jane Beatriz da Silva Rodrigues Frohlich, ambos de 61 anos. De acordo com a delegada Fernanda Aranha, foi possível identificar falha no mecanismo de abertura interna das portas, fator decisivo para o desfecho fatal. O veículo foi localizado a 3,5 metros de profundidade e a 6 metros da margem. O proprietário da empresa responsável pela locação do veículo foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), e o inquérito foi remetido para o Ministério Público.

Após nove dias de intensa imersão musical, centenas de oficinas e atrações, o Gramado in Concert chega ao seu ápice neste sábado, dia 7 de fevereiro. O Festival Internacional de Música atraiu mais de 350 estudantes e 30 professores do Brasil e de 15 países. O encerramento será marcado por um encontro histórico no palco do ExpoGramado: a lenda viva da música, maestro João Carlos Martins, rege a Orquestra Sinfônica de Gramado em um espetáculo preparado para uma arena com capacidade para mais de 2 mil pessoas. Uma das surpresas da noite é que o maestro voltará a tocar piano em um dos momentos do espetáculo. O festival, que teve início em 30 de janeiro, transformou Gramado em um polo de música erudita. Para fechar com chave de ouro, o concerto de encerramento, que começa às 20 horas, trará um repertório diversificado, passando por clássicos de Mascagni, Brahms e Puccini, até sucessos populares de Piazzolla, Ennio Morricone e os brasileiros Ary Barroso e Adoniran Barbosa.

A história do trem em Gramado continua mais viva do que nunca. Além de historiadores, há uma exposição na Estação Campos de Canella, onde uma engenhosa solução para a subida da Várzea Grande a Gramado mereceu um capítulo à parte. Era o famoso "rabicho", quando o trem percorria um trecho de ré. Entre os abnegados em manter viva a história ferroviária, está o porto-alegrense Tiago Silva. Na quarta-feira (4), ele fez a doação para o Museu do Trem, de uma maquete da Estação da Várzea Grande, com uma composição ferroviária da Várzea Grande, representando a transição da antiga Viação Férrea (VFRGS) para a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que ocorreu no final da década de 1950. O historiador Wanderley Cavalcanti, que trabalha no espaço, informa que a maquete já está disponível para apreciação dos visitantes. O Museu do Trem fica localizado na rua Oscar Wille,165, no bairro Várzea Grande, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h.

O grupo responsável por restaurantes como MLBK, Di Pietro, Catherine e o recém-inaugurado Soleil Casa Perini realizou neste início do ano a sua Convenção 2026. Reunindo 130 colaboradores no Vila Ventura, em Viamão, o encontro marcou um dia inteiro de integração, troca de experiências e fortalecimento da cultura interna do grupo. A convenção é um momento simbólico em que as quatro casas fecham as portas por um dia para promover a conexão entre equipes. A programação incluiu uma dinâmica colaborativa de construção de jangada, com troca de integrantes entre os grupos para estimular cooperação, solidariedade e trabalho em equipe, além de almoço coletivo e atividades de lazer ao longo da tarde. O encontro também antecipa a formalização de um instituto interno de treinamentos, que será lançado ao longo de 2026 com foco em inteligência emocional, capacitação técnica e resiliência dos colaboradores.
A Defesa Civil de Gramado recebeu novo equipamentos nesta quarta-feira (4), entre os quais uma caminhonete 4x4 para atuação em áreas de difícil acesso. A aquisição só foi possível graças ao investimento de R$ 395 mil, com recursos da Sicredi Pioneira, representada pelos gerentes Marcelo Wickert, Deise Schons e Fernanda Dilkin, e em parceria com o Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi), representado pelo presidente Josiano Schmitt. O prefeito Nestor Tissot (PP) agradeceu as parcerias. “Estamos muito felizes com o apoio da Sicredi, que tem sido parceira de diversas ações da prefeitura. Essas colaborações são fundamentais para garantir bem-estar à população e dar condições adequadas para quem atua na linha de frente”.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Subprefeitura da Várzea Grande, avançam com mais uma obra de infraestrutura no interior do município. Nesta semana, a estrada Idalina Swaizer, na localidade da Serra Grande, está recebendo a camada asfáltica em um trecho de 1,4 quilômetro. Já na Linha Schneider, foi entregue, nesta terça-feira (3), o asfaltamento de um trecho com 1 quilômetro de extensão. O secretário de Obras e Serviços Urbanos, William Camillo (PP), ressalta que outras comunidades do interior também serão contempladas ao longo do ano. “Vamos seguir avançando com obras em diversas localidades. Estamos atentos às demandas da população e comprometidos com um cronograma que atenda cada vez mais regiões do município”, destaca.

Desde segunda-feira (2), a Prefeitura de Canela passou a operar com um novo sistema para a tramitação de processos administrativos. A partir de agora, os processos são produzidos, tramitados, consultados e arquivados diretamente em ambiente digital, eliminando o uso de papel. A expectativa da administração municipal é reduzir pela metade o gasto com impressões. A mudança está vinculada ao Decreto Municipal nº 11.015, sancionado no início de janeiro, que instituiu o sistema E-Protocolo na administração municipal. A ferramenta de gestão permite maior economia de recursos públicos, assegura a autenticidade e a validade jurídica dos documentos e amplia a transparência e a rastreabilidade das decisões do Poder Executivo. A adoção do E-Protocolo está alinhada ao conceito de Governo Digital, que prevê o uso da tecnologia para modernizar a administração pública, tornando-a mais acessível, eficiente e transparente.

Os organizadores da audiência pública sobre a Nova Centralidade não esperavam um público tão grande. Por isso, o encontro que aconteceria no auditório da Prefeitura teve que ser transferido para o Hotel Serrazul, começando com uma hora e 15 minutos de atraso na tarde desta t erça-feira (3). Cerca de 400 pessoas acompanharam a apresentação do projeto sobre a expansão urbana de Gramado. A Secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, afirmou que o trabalho da Nova Centralidade começou em 2022, com a aprovação do novo Plano Diretor. Para ela, a implantação da nova área urbana será "um grande divisor de águas para o desenvolvimento urbano e preservação do meio ambiente". Cristiane destacou que a realização da audiência pública tinha o objetivo de dar maior transparência ao projeto e combater a desinformação. Responsável técnico pelo projeto, o professor de arquitetura da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Benamy Turkienicz, ressaltou afirmou que a Nova Centralidade foi amadurecida nos últimos dois anos. Durante este tempo ele e os técnicos da Prefeitura de Gramado i dentificaram as vocações de cada área da Zona Norte de Gramado, especialmente no bairro Mato Queimado. No total, são 900 hectares que compõe o projeto, dos quais apenas 65 hectares será área de uso intensivo. Mostrando um mapa da cidade, o secretário do Planejamento, Rafael Bazzan (PP), apontou as quatro grandes áreas urbanas de Gramado: Centro, Várzea Grande, Carniel e Nova Centralidade. Rafael destacou alguns problemas enfrentados pela compressão da área central de Gramado, como a mobilidade urbana, o déficit habitacional e a experiência turística comprometida. Uma das novidades do projeto, é que ele terá o que Rafael Bazzan chamou de Gestão Inteligente. Haverá um escritório para atender exclusivamente a área da Nova Centralidade, inclusive para examinar projetos. Com isso, o secretário acredita que haverá maior transparência e agilidade.

Gramado voltou a ganhar projeção internacional ao figurar no ranking Melhores Destinos do Tripadvisor – Prêmio Travellers’ Choice 2026, na categoria América do Sul. Ao ficar em terceiro lugar no ranking, é o destino do Brasil melhor posicionado na lista dos top 15. O Travellers’ Choice é baseado exclusivamente nas avaliações, notas e comentários deixados pelos próprios usuários da plataforma, ou seja, viajantes que vivenciaram as experiências nos destinos ao longo do último ano. Estar entre os mais bem avaliados é, portanto, um reflexo direto da percepção positiva de quem visita Gramado. No ranking continental, Gramado aparece à frente de grandes e consagrados polos turísticos, como Buenos Aires e Rio de Janeiro. A cidade só fica atrás de duas peruanas: Cuzco e Lima.

O número de empregos com carteira assinada em Canela, em 2025, cresceu 4%. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a economia canelense criou 407 vagas formais no ano passado. Em dezembro, porém, Canela registrou uma queda expressiva no número de empregos formais. Foram 194 vagas a menos, resultado de 696 demissões e 502 admissões. O resultado foi surpreendente, tendo em vista que o período é o auge da programação natalina da cidade. Canela terminou 2025 com um estoque de 10.511 empregos formais.
